Um plano de desenvolvimento individual sem bons resultados é só desperdício de tempo e dinheiro.
Para construir times de alta performance, muitas empresas já entenderam o valor dos treinamentos e desenvolvimento contínuo dos colaboradores. E nesse contexto de crescimento, gestores compreendem que alguns profissionais precisam de acompanhamento mais personalizado. É aí que entra o plano de desenvolvimento individual.
________________________________________________________
Potencialize a sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.
________________________________________________________
Desenhado para um profissional adquirir novas habilidades para uma possível promoção ou novas responsabilidades no cargo atual, o plano de desenvolvimento individual pode ser realmente efetivo, se salvo de erros de percurso.
Por isso, da próxima vez que for criar um plano de desenvolvimento para alguém da sua equipe, não esqueça de seguir estes passos:
1 Ouça o colaborador
Não saia por aí impondo um plano de ações que você acha que seria bom para o colaborador. Antes de tudo, é preciso entender os objetivos de carreira do profissional e saber onde ele quer chegar, para então relacioná-los com os objetivos da empresa. Do contrário, as chances de engajamento do profissional com plano serão mínimas.
Além disso, é crucial discutir com ele quais são os maiores desafios na função atual e em que áreas há mais dificuldades. Elaborar um plano de desenvolvimento sem ter clareza desses pontos é dar um tiro no escuro e desperdiçar tempo e esforço.
Converse com o profissional, entenda suas dificuldades e saiba claramente como a empresa pode ajudá-lo.
2 Alinhe as necessidades do colaborador às necessidades do negócio
Faça uma previsão de negócio: quais as expectativas de crescimento da empresa nos próximos 2-3 anos? Serão criados mais setores? Então mais líderes e gestores serão necessários.
Analise se há algum colaborador com potencial de liderança a ser desenvolvido, saiba quais competências não podem faltar para a função e trace um plano de desenvolvimento individual com ações focadas no aperfeiçoamento delas.
Lembre-se disso: investir em quem já é de casa pode poupar muito tempo e dinheiro com contratações e treinamento de novos colaboradores.
3 Estabeleça um plano claro, objetivo e acompanhe o progresso do profissional
É muito mais difícil medir o progresso de um colaborador quando os objetivos são vagos e as ações não têm prazo de início e fim.
Antes de começarem os treinamentos e outras ações, certifique-se de que o colaborador entende o motivo de ter de aprender novas habilidades. É uma promoção? Novas responsabilidades no cargo que já ocupa?
Deixe claro quais são suas expectativas para o plano de desenvolvimento individual (quais habilidades ele precisa desenvolver) e esclareça como isso irá beneficiar a empresa.
E o mais importante: acompanhe o progresso do profissional e não esqueça de dar feedbacks constantes sobre as ações já cumpridas.
Saiba como a tecnologia potencializa um plano de desenvolvimento individual
Acompanhar de perto o desenvolvimento dos colaboradores é uma tarefa bem difícil, às vezes. Mas com o auxílio de uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, você pode conquistar agilidade, sem perder a qualidade dos resultados.
Com base nas dificuldades apontadas pela avaliação de desempenho, uma solução assim sugere ações para o plano de desenvolvimento individual e possibilita feedbacks frequentes, em tempo real, que auxiliam o progresso do colaborador.
Além disso, todas as ações podem ser monitoradas, garantindo que prazos sejam cumpridos e que os resultados sejam satisfatórios.
A solução que possibilita tudo isso se destaca na Gestão de Pessoas das melhores empresas. Você prefere que seja na sua empresa ou no seu concorrente? Conheça o VIASOFT TALENTRH.
Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.