3 estratégias lucrativas para comissionamento na revenda de insumos agrícolas!

Na gestão de insumos agrícolas, aumentar e manter a produtividade da equipe de vendas da revenda de insumos agrícolas pode ser um desafio enorme, seja pela especialização, pela dificuldade de gerir uma equipe ou pela escolha do comissionamento errado para o seu modelo de negócio. Manter uma estratégia efetiva de comissionamento é uma receita cheia […]

Agronegócio , Viasoft |
Por

Na gestão de insumos agrícolas, aumentar e manter a produtividade da equipe de vendas da revenda de insumos agrícolas pode ser um desafio enorme, seja pela especialização, pela dificuldade de gerir uma equipe ou pela escolha do comissionamento errado para o seu modelo de negócio.

Manter uma estratégia efetiva de comissionamento é uma receita cheia para elevar a produtividade da sua equipe de revenda de insumos agrícolas ao máximo, e hoje, vamos explicar 3 modelos e estratégias de comissionamento que serão o diferencial na sua lucratividade. Vamos lá!

O controle de comissões é indispensável

Se o vendedor ficar um mês sem vender bem, ou vender menos do que o mês anterior, é bem provável que não conseguirá bater suas metas, e é nesse cenário que reside a importância de realizar um bom controle da estratégia de comissionamento dentro do agronegócio, seja ela qual for.

Nesse contexto, destacamos três estratégias, que podem ser mais efetivas que outras dependendo da sua realidade:

1) 100% do salário revertido em comissão

Esse é um modelo de remuneração muito utilizado quando se trata de vendedores autônomos que representam a revenda: ou seja, se não vender, não ganha.

A efetividade desse modelo depende de como a sua revenda e de como cada vendedor atua: para vendedores independentes, que trabalham com várias revendas ao mesmo tempo, esse pode ser um sistema atrativo e que vai estimular resultados mais assertivos. No entanto, se o seu vendedor trabalha exclusivamente para você e não consegue obter um volume satisfatório de vendas em determinado período, se houver a falta de rendimentos ele pode ficar desestimulado.

2) Salário fixo + comissão

Esse modelo misto de comissionamento garante mais motivação aos seus revendedores, pois gera aquela sensação de segurança em relação aos ganhos: Esse é o tradicional modelo onde metas são definidas para cada equipe, tipo de cliente e regiões que serão atendidas.

O modelo misto de comissionamento é mais recomendado para empresas que realizam a gestão da carteira de clientes e possuem uma base fixa recorrente de clientes compradores.
Esse modelo garante que o revendedor será mais motivado a elevar os ganhos, vendas e qualidade, uma vez que há estabilidade financeira garantida.

3) Comissão progressiva

A comissão progressiva encaixa muito bem como um estímulo para que os vendedores busquem bater metas anteriores. Nesse modelo é estabelecido metas de vendas e percentuais de comissão diferenciados para quem alcançar mais resultados.

Assim, nenhum vendedor fica sem receber seu comissionamento, mas aqueles que venderem mais têm seus benefícios garantidos.

Gestão da revenda e controle sobre as comissões

Esse é um assunto delicado, afinal, a remuneração das equipes e os modelos de comissionamento influenciam diretamente na motivação dos vendedores, e isso, por sua vez, é determinante para o bom desempenho do distribuidor de insumos agrícolas, e para que todo esse processo corra bem, você precisa de boas ferramentas de gestão ao seu dispor.

Confira esse material exclusivo e conheça 3 estratégias para lucrar mais com o Viasoft Agrotitan!

gestão agrícola

Por isso é tão importante ter o software de gestão certo, que atenda aos principais processos e necessidades e torne a gestão de todo o negócio mais ágil, eficiente e segura, para que você possa focar em otimizar resultados.

Com o software de gestão certo você tem acesso a dados ricos e insights importantes, que são essenciais para elaborar estratégias mais assertivas para que seus colaboradores possam vender mais e aumentar seus resultados. Você também monitora em tempo real a produtividade, e pode identificar se há falhas no seu processo que estão comprometendo seu rendimento.

Invista em uma solução especializada e revolucione a sua forma de fazer negócios e atingir resultados únicos e mais expressivos.

O Viasoft Agrotitan é feito para que você evolua mais

As soluções do Viasoft Agrotitan são construídas por quem é especialista em entender o que você faz. São mais de 31 anos atuando para que você tenha o melhor resultado através de uma ferramenta assertiva que faz você evoluir mais.

Entre em contato e descubra tudo que o Viasoft Agrotitan pode fazer por você.

gestão agrícola

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!