Infelizmente, é praticamente impossível gerenciar uma operação varejista que seja 100% eficaz. Todos os gestores estão sujeitos a cometer erros e, mais ainda, a lidar com situações estressantes e inusitadas dentro do supermercado, por exemplo.
O varejo é um segmento altamente competitivo e que necessita de constante assertividade em suas rotinas, é por essa razão que um erro pode causar diversos prejuízos e ser fonte de preocupações para todos. Nesse contexto, os gestores precisam contar com estratégias rápidas que minimizem os danos e evitem que erros aconteçam.
Continue a leitura para conhecer 3 erros na área de vendas do supermercado e como evitá-los.
Diariamente, erros podem acontecer e é preciso saber como evitá-los
Em se tratando de um contexto completamente automatizado, a área de vendas dentro do varejo precisa ser constantemente atualizada e preparada para eventuais atualizações e mudanças.
Ou seja, é necessário evitar que estes erros possam acontecer e terminar por comprometer a experiência de compra do cliente. Olha só:
Estoque virtual
Basicamente, o estoque virtual define a diferença entre a quantidade de produtos cadastrados no controle e a quantidade física que está realmente disponível.
O estoque virtual tem diversas causas, incluindo produtos quebrados, furtos, itens vencidos não eliminados do controle ou erros no checkout dos produtos.
A maior consequência do estoque virtual é o atraso no pedido: como o produto consta como disponível, o gestor não realiza novo pedido: em outras palavras, o cliente acaba indo ao seu supermercado e não encontra o produto, e aí a venda é perdida.
Para evitar que esse problema aconteça, é preciso contar com um software de gestão otimizado, que permita o monitoramento de entrada e saída de produtos, automatizando o cadastro dos mesmos e o reabastecimento na gôndola. Ainda, contar com um bom treinamento para seus funcionários fará toda a diferença.
Ruptura no PDV
Esse é um erro bastante conhecido por gestores de supermercados, uma vez que identifica a falta de um produto na gôndola e tem como resultado a perda da venda. Ainda, a ruptura também faz referência às dificuldades operacionais nas lojas, que levam à falta de exposição de produtos.
Controlar um grande mix de produtos não é uma tarefa fácil – e pode ser considerada impossível quando realizada manualmente. Sem mencionar que as consequências da ruptura prejudicam seriamente o rendimento, visto que dificilmente o cliente volta a comprar com você.
Assim como no item anterior, para que esse erro não aconteça mais é preciso que gestores invistam em tecnologia e tenham um software de gestão especializado no segmento. Com todas as funcionalidades disponíveis no sistema, é possível promover uma gestão mais otimizada e ter um maior controle sobre as entradas e saídas.
Falhas na entrega
Por fim, um dos grandes desafios do varejo que causa grande preocupação em todos os gestores é a falha na logística de entrega do produto. Não considerar o tempo de entrega do pedido, muitas vezes, termina por deixar o seu supermercado desabastecido.
Nesse sentido, é preciso estar atento ao tempo de entrega e eventuais atrasos, além de manter um contato assertivo com fornecedores, buscando as melhores estratégias para que seu mix de produtos continue completo.
Por isso, contar com um software de gestão faz toda a diferença na hora de fazer o novo pedido, uma vez que é possível programar quando os novos pedidos devem ser realizados e garantir que o seu mercado continue lucrando.
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Automatizar processos é garantir mais agilidade e eficiência para todos os setores da sua operação varejista, uma vez que as rotinas não dependem da ação humana para serem atualizadas e monitoradas.
Ou seja, com a solução certa você diminui erros e ainda analisa as melhores formas de atualizar seu negócio de acordo com o perfil do seu cliente.
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