Autoatendimento: Clientes procuram ou evitam? E por quê? - VIASOFT

A resistência de vários supermercados ao autoatendimento não é infundada.

Alguns clientes, geralmente, os de idade mais avançada, simplesmente evitam as lojas que só oferecem autoatendimento como meio para pagar, porque temem constrangimentos por não saberem utilizar a máquina corretamente.

“Item inesperado na área de empacotamento”. Uma frase que nunca será ouvida por um cliente ao passar por um caixa que é operado por um atendente. É esse o receio de quem evita autoatendimento, a máquina errar, e a seguir o cliente ser mal interpretado.

Para quem não tem grande abertura à tecnologia e não se sente empolgado em aprender a driblar os pequenos bugs inerentes ao uso de qualquer aparato tecnológico, basta uma vez que algum desses casos ocorra para nunca mais querer ouvir alguma coisa do gênero outra vez.

E um erro como o de apontar equivocadamente a presença de algum item na área de empacotamento que na verdade não está lá, é um dos aspectos mais frustrantes do autoatendimento. Para os supermercados que se aplicam a fazer toda uma publicidade sobre os dispositivos e prometem novas experiências aos consumidores alavancadas por autonomia e comodidade, ao ver que o cliente na verdade só ficou constrangido, a frustração se mede pelos valores do que esses consumidores abandonam ali mesmo na área do pagamento.

____________________________________________________________________

Autoatendimento

Quer saber mais sobre autoatendimento sem falhas? Clique aqui.

____________________________________________________________________

O pior é quando um auxiliar é chamado e a falha continua, obrigando o cliente a ter que mostrar que o erro é da máquina, tendo que provar que não tem más intenções em relação a liberdade de passar as compras no caixa por conta própria e que sua sacola não contém nada para além daquilo que ele realmente passou pelo leitor de código de barras.

 

O preço das falhas em autoatendimento

 

Declaração recorrente de todo consumidor que já passou por um episódio desses: “ficar enroscado num imprevisto desses sempre custa a sacola de compras que eu levaria. Prefiro muito mais deixar as compras do que ter que esperar para que mistério do item inesperado se resolva”.

Nessa espera, o cliente se sente avaliado, examinado, e isso é injusto, tanto para ele, quanto para o funcionário, que tem que realmente efetuar a verificação. De qualquer forma, quem perde com falhas em autoatendimento é sempre o supermercado.

 

Ainda assim, autoatendimento continuará sendo tendência para ser única forma de pagamento em pontos de venda no futuro.

 

Os supermercados e outros tipos de varejo adotam o autoatendimento porque, teoricamente, ele deve ser muito mais rápido, exige menos funcionários, ou libera os funcionários para realizar outras tarefas e a longo prazo economiza recursos.

 

O pacote de vantagens do autoatendimento para um supermercado só vem se ele funcionar corretamente.

 

É só vantagens e economia se os equipamentos e o sistema funcionarem como programado, do contrário, os clientes se constrangem, os supermercados têm que gastar tempo e dinheiro procurando por assistência técnica, enquanto um ciclo de desistência de sacolas de compras e esquivança ao supermercado vai se tornando recorrente.

 

Mas autoatendimento funciona sim, e pode trazer todas essas vantagens e muito mais.

No entanto, é preciso procurar a solução certa para fornecer o serviço.

 

Por isso, conheça VIASOFT VIASUPER, a solução em gestão para supermercados cujo maior propósito é eliminar as falhas que impedem a rotina do varejo de alimentos de ser ágil e ter competitividade.

Acesse o site do VIASOFT VIASUPER.

Saiba mais sobre nosso módulo de autoatendimento e muito mais falando com um dos nossos especialistas. Solicite nosso ligamos para você e nós entraremos em contato.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

WMS VIASOFT FORLOG: armazenagem segura e inteligente

Um Armazém não permite erros, é por isso que a Logística é o berço de diversas inovações tecnológicas levadas, inclusive, a outras áreas. A cadeia de suprimentos exige...

Continue Lendo
Roteirizador de entregas

Roteirizador de Entregas VIASOFT CONSTRUSHOW: Economia e rapidez à sua loja

Sabemos que a entrega do produto é muito mais do que levar as mercadorias de uma origem a um destino. Para eliminar todas as dificuldades e percalços desse trajeto...

Continue Lendo

Publicada CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019

CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019 Dispõe sobre os procedimentos pertinentes à geração e arrecadação da guia de recolhimento mensal e rescisório do FGTS...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.