Agronegócio: segurança de informações, um insumo valioso | VIASOFT

Muitas soluções focadas na gestão para o agronegócio apresentam suas funcionalidades e otimização das rotinas esquecendo de um dos itens mais importantes: a segurança.

A segurança não está apenas na confiabilidade das informações geradas, mas também nas permissões de acesso e sensibilidade dos dados expostos.

Além de hackers e dos ataques cibernéticos, golpes “simples” também podem ocorrer quando o seu sistema não permite controle e registro de acessos às informações da sua empresa.

Não faz sentido que o balanceiro, por exemplo, tenha acesso a maiores informações além de romaneios e pesagem. Imagine que um golpista se passando por um colaborador da sua empresa ou do seu fornecedor de software entra em contato com o balanceiro, alegue problemas no sistema e peça por ajuda para acessar alguma operação, algum dado ou alguma nota, por exemplo. Todos os processos abrangem dados sensíveis do seu negócio e/ou dos seus clientes.

Tal cenário ilustra três pontos de avaliação cruciais à segurança do seu negócio:

1. A empresa desenvolvedora e fornecedora do seu sistema toma as medidas necessárias quanto à segurança da informação e proteção de dados sensíveis?

2. Seu fornecedor de software mantém processos de atendimento organizados e comprometidos com a sua segurança?

3. Seu sistema tem controle e registro dos acessos?

O Brasil é o segundo país que mais sofre ataques cibernéticos

Segundo dados da ITU (União Internacional de Telecomunicações), um dos órgãos da ONU, o Brasil ocupa a 70ª posição do índice de segurança cibernética. Tamanha vulnerabilidade coloca o país em segundo lugar dos países que mais têm sofrido perdas econômicas como resultado dos ataques cibernéticos e os prejuízos entre 2017 e 2018 somaram mais de R$ 80 bilhões.

Uma das práticas mais comuns que atinge empresas é o sequestro de dados – o chamado ransomware de criptografia: o hacker extrai arquivos do servidor e os encripta, para decriptografar exige o pagamento de um resgate. O sequestro pode acontecer por erros simples no acesso ao servidor a qualquer momento.

E é por isso que o seu fornecedor de software deve ser comprometido com a segurança dos dados que protege e contar com um time especializado em segurança da informação e proteção de dados.

As boas práticas de segurança de um bom fornecedor de software

Firewall – O básico
Seu fornecedor de software deve reconhecer a importância de um firewall configurado corretamente para a detecção de tentativas de invasão, isso assegura que as informações que a empresa de software abriga estão protegidas.

Controle de acesso físico na empresa fornecedora
Além das proteções cibernéticas, uma infraestrutura segura, com controle de acesso dos visitantes e colaboradores é essencial.

Política de segurança bem definida
É importante que a empresa seja comprometida em estruturar e disseminar sua política de segurança a todos os colaboradores e parceiros para que todos estejam instruídos e orientados em manter todas as medidas ativas, funcionando e sendo aprimoradas.

Parceiros certos e também comprometidos
Não só a empresa precisa estar alinhada às boas práticas como também os parceiros que prestam o suporte das ferramentas, especialmente as da comunicação e organização interna.

Controle e registro das informações acessadas

A solução de Direitos de Acesso, mesmo tão necessária, é um item de segurança raro encontrado nos ERPs voltados ao agronegócio. A funcionalidade permite que os supervisores de software direcionem as informações certas às pessoas certas, impedindo que todos tenham livre acesso a dados e realizem processos sem autorização prévia, como a exclusão de notas e o acesso a documentos restritos.

Com o Direito de Acesso realizar o controle geral é simples. Em primeiro lugar porque os problemas são evitados antes mesmo de acontecerem, não haverá movimentações equivocadas sendo feitas por quem a função não lhe diz respeito e, segundo, porque o supervisor de software tem acesso fácil ao registro do usuário que realizou determinada ação e em que momento ela foi feita.

Dessa forma, sempre que necessário, o conhecimento sobre usuário e data/hora da ação podem ser acessados pontualmente ou através de períodos preestabelecidos para controle geral.

Saiba mais sobre a solução

O VIASOFT AGROTITAN oferece aos seus parceiros a possibilidade da proteção de dados através do Direito de Acesso e das boas práticas em segurança da informação e proteção de dados da VIASOFT.

Com profissionais especializados e orientados a garantir a segurança dos dados da sua empresa e também a promoverem e disseminarem instruções sobre como cada usuário deve proceder ao tratar dados importantes e manter as informações seguras.

A VIASOFT tem sua central de tickets e metodologia de atendimento consolidada
Significa que todo o atendimento é padronizado e devidamente registrado, você sempre terá a certeza da segurança e da identidade de cada colaborador, pois o protocolo é bem definido e a ferramenta utilizada, o Movidesk, permite transparência e agilidade ao atendimento.

A VIASOFT conta com profissionais especializados
Toda a equipe de operações é especializada e se especializa cada vez mais em atender às necessidade de segurança da própria empresa, dos seus sistemas e de seus parceiros, garantindo que as ações estejam atualizadas e sempre alinhadas entre todos os envolvidos.

A VIASOFT formou a GSI (Gestão de Segurança da Informação)
A equipe tem o propósito de adequar todos os processos da empresa ao regimento da Lei Geral de Proteção de Dados e, principalmente, de informar e capacitar os colaboradores para o apropriado uso e tratamento dos dados com os quais a VIASOFT trabalha.

A VIASOFT produz conteúdos orientativos
Nossos profissionais são preparados e informados o suficiente para criar conteúdos úteis e informativos a respeito da proteção de dados, como, por exemplo, o SegCast, podcast produzido pela empresa e conduzido pelos integrantes da GSI: Guilherme Kaminski, analista da segurança da informação e André Adornes, coordenador de infraestrutura de TI e DPO (Data Protection Officer).

Conheça de perto o VIASOFT AGROTITAN
Para conhecer o que o VIASOFT AGROTITAN – sistema especializado no agronegócio – pode fazer especificamente para a sua empresa, contate um de nossos executivos. Assim você sabe quais outras funcionalidades do VIASOFT AGROTITAN garantem a segurança dos seus dados e dos seus clientes. Agende um conversa clicando aqui.

Periodicamente também criamos e publicamos conteúdos relacionados à segurança da informação, nos acompanhe nas redes sociais:

LinkedIn | Instagram | Facebook | YouTube

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Quem são os “Viasofters”?

Ao longo dos nossos 30 anos, nosso time passou de algumas pessoas para algumas centenas de colaboradores. Com o crescimento exponencial era evidente a necessidade de...

Continue Lendo

Nova Gestora de Negócios marca o início de nova estratégia do VIASOFT TalentRH

Nesta terça-feira, 23/06, a contratação da nova Gestora de Negócios, Andressa Pagnoncelli, marcou o início da nova estratégia de negócios da VIASOFT. Antes o VIASOFT...

Continue Lendo

O seu mix de produtos pode estar afetando a sua capacidade de lucrar

Aos varejistas, escolher que produtos colocar à disposição dos seus clientes é uma das partes decisivas das suas estratégias. O mix de produtos oferecido define quem...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.







Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.








Não, obrigado.