O consultor comercial da CBC Agronegócios, Junior Rodrigues, falou sobre o impacto da tecnologia na produtividade agrícola do Brasil
Em 1940, um agricultor produzia alimento para nove pessoas. Esse número deu um grande salto em poucas décadas: em 2010, um agricultor já produzia o suficiente para alimentar 155 pessoas. Como chegamos até aqui? “Com a tecnologia a favor do desenvolvimento agrícola”, de acordo com Junior Rodrigues, consultor comercial da CBC Agronegócios. Para o executivo, não há mais como separar o campo do digital. “Está no nosso DNA. O Brasil é um país agrícola, que produz o suficiente para atender cinco países do seu tamanho”, disse.
Na palestra “O agronegócio digital”, durante a Viasoft Connect, o profissional trouxe dados que mostram o quanto o país ainda pode crescer nesse segmento. “Em 35 anos, passamos de importadores a um dos maiores exportadores de alimentos. Isso só foi possível pelos investimentos tecnológicos, que aumentaram a produtividade das nossas áreas”, destacou o palestrante.
Tecnologia para correção do solo, controle avançado de pragas com baixo impacto ambiental e gestão de safra em tempo real são algumas das soluções que têm feito do Brasil uma nação de solo saudável, onde se produz cada vez mais e melhor. Junior Rodrigues comentou ainda que, mais do que levar boa comida à mesa, a revolução digital no agro é cheia de oportunidades. “Já somos o segundo país do mundo em número de agritechs, que são as startups voltadas ao setor. Ou seja: a digitalização também oportuniza novos negócios e desenvolvimento socioeconômico para toda a cadeia agrícola”.
#viasoftconnect
Conteúdo: Básica Comunicações
Fotos: http://felipeds.com.br/