Pequenos produtores e grandes companhias são essenciais para acelerar processo de digitalização, defende Murilo Bettarello
A agricultura é uma das maiores economias do mundo. E pode crescer ainda mais se ampliar o olhar sobre os recursos de tecnologia e inovação. Mas, como em muitos negócios, a mudança de cultura tem sido um grande desafio. “Precisamos de união para forçar um movimento maior, em que todos acompanhem a revolução digital. Os pequenos produtores rurais e as grandes companhias agrícolas precisam compartilhar experiências e investimentos”, destacou Murilo Bettarello, engenheiro agrônomo e CEO da IZagro – startup de tecnologia para o agronegócio.
Por meio de uma plataforma web, a empresa disponibiliza uma série de informações sobre insumos agrícolas, pragas e doenças das lavouras. Os produtores se conectam com o mercado de distribuição e realizam suas pesquisas e suas compras de forma digital.
A ideia do IZagro surgiu depois que Murilo percorreu diversas regiões do Brasil e do mundo realizando pesquisas no campo. O engenheiro agrônomo percebeu que, mesmo nos locais mais distantes, havia acesso à internet, o que facilitava a comunicação entre produtores e fabricantes. A startup é um dos primeiros passos rumo à inovação digital na agricultura. “Percebemos que é preciso, antes de tudo, haver segmentação. Entender a dinâmica de cada produtor, em cada região do país, e trabalhar a inovação direcionada à realidade deles”, comentou Murilo. Para o profissional, o próximo passo é provocar a reflexão: “temos a conectividade, temos a tecnologia, mas será que estamos preparados para as mudanças?”.
#viasoftconnect
Conteúdo: Básica Comunicações
Fotos: http://felipeds.com.br/