Simplifique, volte-se ao básico. Seu software para supermercado trabalha dessa forma?
Esse é o lema das redes de supermercados que mais têm ganho espaço pelo mundo. O que elas fazem é focar no público com renda mais baixa, limitando-se ao sortimento de produtos de menor preço e de marcas próprias. As alemãs, Aldi e Lidl estão liderando na tendência, inclusive, conseguindo entrar em territórios exclusivos de gigantes como Walmart e Sainsbury’s.
Devido à estrutura totalmente voltada à venda de produtos mais baratos, engana-se quem pensa que esse tipo de negócio só faz sucesso com a faixa de menor poder aquisitivo. O êxito no faturamento é amplo em todas as classes de consumidores, como uma frase atribuída à Aldi esclarece muito bem: “Os pobres precisam de nós, porém os ricos nos adoram”.
Nessa reta final do ano, com o arrefecimento da crise e o décimo terceiro chegando para elevar ainda mais o consumo das famílias que recebem até R$2.500 por mês, essas táticas devem valer para o Brasil também. O negócio vai ser simplificar, optar pela prevalência dos produtos mais básicos e com preço mais baixo para realmente aquecer as vendas. Quais são as dicas para fazer isso sem deixar de vender em todas as demais categorias?
O software para supermercado pode ser um ponto-chave.
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Falamos, há algum tempo, sobre como a crise concentrou o consumo em atacarejos durante o segundo e terceiro trimestres de 2018 (você pode ler a matéria na íntegra aqui). O cenário adverso teve melhoras, porém, a procura pelos itens mais básicos e com menores preços continua alta.
Um software para supermercado pode ajudar a remodelar o formato do seu negócio para vender mais.
Nesse sentido, os supermercados e hipermercados têm se submetido a alterações importantes para atender aos formatos que mais têm caído no gosto do consumidor. As mais impactantes são o aumento da área de vendas para os itens básicos e de marcas mais acessíveis e a inclusão de novas categorias de produtos nessa faixa. Em suma, essas mudanças exigem a reorganização do espaço e o acréscimo de itens aos cadastros de produtos, ações que interferem em pontos determinantes das principais rotinas do supermercado, que em tese, devem estar bem integradas no sistema de gestão.
Quais funções o software para supermercado deve acionar nesse trabalho?
Para realizar todas as alterações sem grande impacto na rotina dos funcionários, o software para supermercado deve ter uma gestão de gôndolas eficiente para rearranjo de seções e reposição que podem acontecer várias vezes ao longo de um mesmo dia, e ágil para reprogramar as regras de quantidades estabelecidas conforme as demandas de consumo diárias, semanais, mensais e sazonais.
E principalmente, deve integrar os cadastros de produtos no retaguarda com o pdv de forma rápida e eficaz. Afinal, numa realidade onde novos produtos são adicionados com regular frequência, e mesmo para os que já fazem parte dos cadastros há bastante tempo, os preços podem mudar em um mesmo dia, é estritamente necessária a comunicação efetiva entre retaguarda e pdv, para não ocorrerem erros crassos como incompatibilidade de preços entre gôndola e caixa, ou a inexistência de algum item no registro do pdv.
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