Mais de 20% das pessoas acredita que os treinamentos corporativos não são tão eficazes.
Empresas que não compreendem a importância dos treinamentos corporativos (não só dos que são obrigatórios por Lei) consideram isso um custo dispensável. Mas custoso mesmo é manter colaboradores despreparados!
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Equipes despreparadas cometem mais erros, têm mais retrabalhos e queda na produtividade. O cenário é ainda pior quando gestores ou pessoas com mais tempo de casa precisam parar o que estão fazendo para monitorar ou corrigir o trabalho de outros.
Por outro lado, há empresas que investem fortemente em treinamentos corporativos, mas cometem alguns deslizes e os tornam um completo desperdício de tempo e dinheiro.
Só em 2014 houve um aumento de 10% no investimento em treinamentos nas empresas. O que equivale a cerca de R$ 2 mil a mais por colaborador. Mas muito desses treinamentos corporativos acabam se tornando inúteis.
Uma pesquisa da McKinsey and Co.found indicou que apenas 25% dos entrevistados acreditam que os treinamentos ajudam na performance dos colaboradores.
Por que os treinamentos corporativos não “funcionam”?
Os motivos são simples, mas nem sempre levados em conta:
1 Não há um foco estratégico para os treinamentos, pois acredita-se que “quanto mais treinamentos, melhor”. O resultado é grande volume de teoria e perda de conhecimento maior ainda, pois não há estratégia para colocar tudo em prática.
2 As empresas não treinam seus colaboradores para desenvolver as habilidades que condizem com o estágio de desenvolvimento do negócio (nem com o que precisam alcançar). Esse é foco dos treinamentos: fazer a empresa crescer. Se não cumprem esse propósito, são completamente desnecessários.
3 Gestores enviam as pessoas erradas para os treinamentos corporativos, as treinam “demais” e não criam condições para colocar a teoria em prática. É preciso lembrar que existem diferentes níveis de conhecimento numa mesma equipe. “Ensinar” alguém algo que ele já sabe não é investimento, é perda de tempo.
E, para piorar, os treinamentos costumam ter uma didática desinteressante e um conteúdo inútil à realidade cotidiana dos colaboradores.
O que gestores não deveriam esquecer nunca é que treinamentos corporativos que despertam o interesse enriquecem o desempenho das pessoas. E conteúdos vantajosos contribuem para o desenvolvimento de habilidades que fazem a organização crescer.
Se o treinamento não ajuda a desenvolver habilidades que serão úteis nos próximos 6 meses, mas apenas daqui a 2 anos, então ele é um completo desperdício. Daqui a 2 anos, tudo o que foi “aprendido” no treinamento já será esquecido.
Como fazer os treinamentos corporativos gerarem melhores resultados?
As estratégias e ferramentas certas exigem uma decisão inteligente de evolução.
Com o auxílio de uma tecnologia especializada em Gestão de Pessoas, é possível otimizar os resultados e garantir treinamentos mais eficientes, a partir dos resultados da avaliação de desempenho, que identifica as reais dificuldades das equipes e serve de base para elaboração de treinamentos produtivos.
Além de planejar os treinamentos, é possível criar as turmas de participantes, acompanhar o progresso do curso e monitorar a presença de cada um participante, em tempo real.
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