Envolver a pessoas no que acontece na empresa é a base da gestão participativa.
Quem tem informação detém o poder. Mas não estamos mais na era em que, a todo custo, o conhecimento numa organização é mantido numa única pessoa. Porque isso traz algumas desvantagens: o que fazer quando o “dono” do conhecimento for embora, por exemplo?
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É nesse meio, então, que nasce a democratização do conhecimento e, com ela, a Gestão Participativa.
O que é Gestão Participativa?
Ela encoraja a participação dos colaboradores em decisões que afetam a sua rotina de trabalho, analisando problemas, desenvolvendo estratégias e criando soluções.
Mas ela vai além de manter as pessoas informadas do que acontece na empresa e arrecadar opiniões sobre isso: a gestão participativa exige que a liderança considere e trate com respeito as ideias e sugestões dos colaboradores.
A desconexão entre níveis hierárquicos numa empresa pode resultar em decisões de mudança que mais prejudicam do que ajudam as equipes. Já que, muitas vezes, a liderança não sabe o que acontece no dia a dia dos times (você precisa parar de negar isso).
É aí que a gestão participativa faz grande diferença, pois as contribuições dos colaboradores são válidas nas funções mais básicas e também no processo de gestão de toda a empresa, porque eles conhecem a fundo os procedimentos e processos e podem ajudar muito a melhorá-los.
Quais as vantagens de implementar a gestão participativa na empresa?
1 Otimiza processos internos
Ninguém conhece melhor os problemas operacionais do dia a dia empresa, senão seus colaboradores. E isso faz toda a diferença na hora de melhorar processos (mesmo que sejam pequenos). Por isso nem sempre uma decisão tomada sob a visão do líder é a mais adequada.
Antes de bater o martelo para algo que afeta o trabalho da equipe, consulte-a. Ouça suas sugestões e verifique se as mudanças fazem sentido para o time, como fazem para você.
Quando você envolve os colaboradores, os riscos de tomar a decisão errada diminuem muito.
2 Engaja os colaboradores com o que acontece na empresa
Quando você envolve as pessoas no que acontece na empresa e faz sua opinião ser relevante, gera motivação e engaja seu time. Na gestão participativa as pessoas não mais se veem restritas às funções primárias do trabalho e começam a se sentir parte de um time.
Ter consideração e implementar boas ideias dos colaboradores é dar a eles mais autonomia, poder de decisão e, principalmente, reconhecimento. Ainda que sejam assuntos “pequenos e simples”.
Uma pesquisa da Globoforce apontou que 69% dos profissionais diz que saber que são ouvidos os ajudaria a produzir mais e melhor no trabalho. Está esperando o quê?
3 Contribui para o crescimento dos colaboradores
Nesse modelo de liderança os colaboradores colocam em prática sua capacidade analítica, habilidades gerenciais e senso de inovação para resolver problemas e conflitos.
Incluir os colaboradores na gestão participativa os ajuda a ter uma perspectiva maior sobre o negócio, o que aumenta seu comprometimento com a empresa quanto às decisões que tomam. A visão de negócio que desenvolvem os faz pensar qual será a decisão mais vantajosa para a empresa e equipes.
Esses desafios preparam, aos poucos, profissionais que serão grandes líderes para o negócio.
4 Melhora os processos de tomada de decisão
Decisões tomadas apenas por líderes e gestores podem até ser mais rápidas, mas têm maior risco de erros.
Mas com a vantagem da gestão participativa, as decisões se tornam mais democráticas. Não são tão rápidas, mas sua margem de erro e risco são menores. Principalmente quando é sobre preferências daqueles que serão afetados por essas decisões.
Conquiste mais agilidade e evolução com a tecnologia
Ouvir todo mundo numa empresa é mesmo impossível, mas deixa de ser quando você pode contar com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas.
Com uma solução assim, é possível agilizar processos de tomada de decisão através de questionários rápidos que envolvem toda a equipe. Ou, para o caso de decisões restritas à liderança, é possível criar um processo decisório que funciona em tempo real, sem a necessidade de os decisores estarem no mesmo lugar, para uma reunião, por exemplo.
Assim, a ferramenta registra as respostas e sugestões dos participantes e só permite a visualização delas quando todos já responderam. Dessa forma, abre-se espaço para que todos participem com ideias e opiniões legítimas.
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