Você não vai mais querer cometer estes “simples” erros no recrutamento e seleção de pessoas.
Você acha que seu maior concorrente “levou sorte” em encontrar colaboradores aparentemente mais competentes do que os seus? Com certeza não!
Se hoje ele ainda fica à frente da sua empresa é por um motivo: ele entende o valor do processo de recrutamento e seleção de pessoas e se dedica em fazer disso uma de suas vantagens.
___________________________________________________
____________________________________________________
Isso porque para você ter uma equipe de alta performance, que traz inovação e crescimento para o negócio, precisa contratar as pessoas certas, que irão impulsionar o desempenho da empresa. Do contrário, pode dar adeus à sobrevivência do negócio nos próximos anos.
Por isso, para garantir que você está contratando os melhores profissionais, preste atenção a erros que está cometendo, sem saber, no recrutamento e seleção de pessoas:
1 Deixar os candidatos sem resposta
Os melhores talentos do mercado são exigentes quanto à cultura da empresa. Se você quer afastá-los, não dê resposta alguma depois da entrevista! E não é só isso: esses profissionais irão compartilhar com os amigos a experiência ruim de recrutamento e seleção de pessoas que tiveram com você e a reputação da empresa ficará manchada.
A consequência é que sua empresa afasta cada vez mais grandes talentos, por algo que pode ser facilmente evitado.
2 Ter um “banco” de currículos desqualificado
Você já perdeu tempo analisando um currículo que não tinha nada a ver com o cargo em aberto? Esse é o sinal de um banco de currículos sem qualificação.
Se não quiser desperdiçar tempo no processo de recrutamento e seleção de pessoas, é preciso qualificar e caracterizar os currículos recebidos de acordo com o perfil dos cargos. Só assim você vai conseguir encontrar o perfil ideal de candidato.
E fique ligado: a tecnologia pode trabalhar a seu favor. Vale a pena investir numa solução especializada no assunto.
3 Não divulgar as vagas do jeito certo
Os talentos que você quer atrair precisam saber que sua empresa existe. Por isso, é crucial usufruir dos canais de divulgação em que eles estão (como Facebook, LinkedIn, o site da sua empresa, etc.).
Quando fizer isso, seja honesto e claro sobre as funções e características exigidas pelo cargo em aberto. Dessa maneira, você atrai as pessoas certas, sem desperdiçar tempo com as que não se encaixam no perfil que você procura.
4 Não realizar testes de recrutamento e seleção de pessoas
Gestores muito atarefados e com urgência em preencher o cargo “deixam passar” essa fase e acabam selecionando alguém com base apenas em impressões pessoais. Se na sua empresa isso acontece, pode se preparar para contratações que frequentemente acabarão mal.
Por isso, é crucial realizar testes de triagem com os candidatos. Eles podem ser de nível comportamental, técnico e de fit cultural. Isso também vai garantir que a pessoa selecionada realmente seja a mais adequada para o cargo e se encaixe na cultura e perfil da sua equipe.
Deixe de fazer isso e seu processo de recrutamento e seleção de pessoas estará fadado ao desastre.
A tecnologia pode ajudar com o recrutamento e seleção de pessoas!
Selecionar pessoas com o auxílio do caderninho ou planilha de Excel é bem arriscado. Assim é muito fácil deixar passar um ótimo currículo e desperdiçar tempo com um que não é o que você precisa.
Mas com uma solução tecnológica especializada em seleção de pessoas, é possível automatizar o processo sem perder a qualidade dos resultados. Uma solução dessas controla os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com o perfil do cargo em aberto.
Dessa maneira, é possível ter um processo de recrutamento e seleção de pessoas com mais assertividade, além de reduzir o esforço operacional da equipe de recrutamento.
O que acha de conhecer a solução que está revolucionando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.
Ou se preferir, ligamos para você.