A comunicação interna pode ser estratégica ou fonte de prejuízos para uma empresa. E cabe à liderança escolher de qual lado ficar!
Os números são impressionantes! Segundo uma pesquisa da The Economist Intelligence Unit (braço de pesquisa da revista The Economist), cerca de 55% das pessoas passa pelo menos um dia da semana resolvendo problemas de comunicação interna no trabalho.
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E 28% dessas pessoas dizem acreditar que uma comunicação pobre é a principal causa de falhas na entrega de projetos e cumprimento de prazos.
Isso acontece porque muitas empresas deixam de lado os investimentos em comunicação, com a desculpa de que seus resultados são difíceis de medir e acreditando que ela deve acontecer naturalmente.
Mas o que muitos esquecem é que, sem uma boa comunicação interna, é impossível engajar colaboradores e a empresa se torna somente um grupo de indivíduos desconectados, preocupados apenas com seu próprio trabalho, e tomando direções bem diferentes das que a liderança gostaria.
É por isso que a comunicação numa empresa pode ser estratégica ou nociva à sobrevivência do negócio. E cabe aos gestores decidir em qual lado ficar!
Se você quer estabelecer uma comunicação estratégica na sua empresa, precisa evitar esses 4 erros mais comuns:
1 Não ter controle dos canais de comunicação na empresa
A comunicação interna informal pode gerar mais problemas do que você espera. É a partir dela que surgem os rumores e fofocas, que distorcem a mensagem que você quer passar para a equipe, geram mal-entendidos e diminuem a produtividade dos times. Basta pensar em quantos projetos atrasados você tem na sua lista e quantos conflitos já teve de resolver entre pessoas da mesma equipe!
E equipes que não se entendem, operações desintegradas, rotinas sem planejamento são só o começo dos prejuízos.
2 Manter uma comunicação interna no modo “cascata”
É comum em grandes empresas comunicar apenas os gestores das equipes sobre algo novo e então eles devem repassar o recado. Mas depender do recurso humano para espalhar sua mensagem é arriscado.
Até chegar em quem deve chegar, detalhes importantes se perdem e geram atrasos, tarefas que não saem como você gostaria e você ainda depende completamente de quem é responsável por repassar as informações.
E não é só isso: a baixa produtividade por falta de informações necessárias pode gerar perdas de até R$ 420 mil por ano às empresas. “De grão em grão a galinha enche o papo”, certo? Você pode somar cada atraso, cada retrabalho e confirmar esse resultado.
3 Ter uma comunicação de “mão-única”
A premissa é bem simples: para que o negócio vá bem é preciso falar, mas também ouvir. A comunicação de mão única é aquela em que você só informa os colaboradores e não ouve o que eles têm a dizer. Mas lembre-se disso: informar não é se comunicar! É preciso interação das duas partes para que a comunicação interna seja eficiente.
Além disso, você precisa considerar que os colaboradores enfrentam obstáculos todos os dias e podem contribuir com ideias novas para solucionar os desafios da organização e gerar benefícios reais. Por isso, ouça-os. Não subestime sua equipe!
4 Contar apenas com emails longos e enrolados
Uma das maneiras mais eficientes de acabar com a comunicação interna! 47% das pessoas não leem longos emails, com informações demais, enrolados e sem foco.
Insistir em “comunicar” dessa maneira é desperdício. Tanto do tempo de quem escreveu o email, quanto de quem se arrisca a ler quatro parágrafos de informação sem clareza. A estimativa da queda de produtividade com esse tempo perdido é de 25%. Vai continuar arriscando?
Evolua com a tecnologia para uma comunicação interna eficaz
Se você quer reduzir as perdas para sua empresa e ainda otimizar a comunicação, precisa das estratégias e ferramentas certas.
Com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, é possível potencializar a comunicação interna e garantir que a troca de informações entre os setores da sua empresa seja eficiente e segura.
Além disso, é possível controlar o compartilhamento de informações indispensáveis aos colaboradores, manter a equipe alinhada à visão da empresa e otimizar o fluxo de trabalho dos times.
A eficiência da comunicação interna pode aumentar em até 36% o rendimento de todo o negócio.
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