Confira 5 dicas para reduzir tributos – ViaSoft

5 dicas para reduzir tributos Redução de custos é palavra de ordem em tempos de crise, mas trocar copos descartáveis por retornáveis, deixar aviso de “apaguem as luzes” e fazer acordo para otimizar horas extras nem sempre são suficientes. Uma das formas mais eficazes de deixar os gastos menores, e aplicada por poucas empresas de […]

Dicas , Viasoft |
Por
5 dicas para reduzir tributos

Redução de custos é palavra de ordem em tempos de crise, mas trocar copos descartáveis por retornáveis, deixar aviso de “apaguem as luzes” e fazer acordo para otimizar horas extras nem sempre são suficientes. Uma das formas mais eficazes de deixar os gastos menores, e aplicada por poucas empresas de forma correta, é o planejamento tributário.

Além de um controle de gestão com a ajuda das soluções VIASOFT, desenvolvidas para atender com especialidade setores diferentes, existem várias outras formas de redução desses valores, e o diretor executivo da Confirp, Richard Domingos, listou 5 dicas para reduzir tributos.

Planejamento tributário – Os três principais tipos de tributação são o Simples Nacional, Presumido ou Real. Em um planejamento tributário, se faz a análise e aplicação de um conjunto de ações, referentes aos negócios, atos jurídicos ou situações materiais que representam uma carga tributária menor, visando sua redução. A opção pelo tipo de tributação que a empresa utilizará no próximo ano fiscal pode ser feita até o início do próximo ano, mas as análises devem ser realizadas com antecedência para que se tenha certeza da opção, diminuindo as chances de erros.

Recuperações tributárias – Dentro do complexo sistema tributário brasileiro, muitas vezes ocorrem cobranças de formas indevidas, levando a uma elevação considerável da carga tributária. Por isso, a empresa deve estar sempre atenta aos créditos que tem direito. Dentre os impostos que podem ser recuperados estão pagamentos referentes ao PIS/Pasep, Cofins, IPI  e ICMS, além da compensação dos tributos recolhidos indevidamente.

Incentivos fiscais – Ferramentas de incentivo fiscal são instrumentos que visam o desenvolvimento econômico de determinada região ou certo setor de atividade, e as empresas devem utilizá-las a seu favor, indo desde apoio a ações de terceiros, como esporte e cultura, até mesmo leis que visam crescimento regionais e reduzem consideravelmente os valores a serem pagos.

Enquadramento correto na Classificação Nacional de Atividades Econômicas –  CNAE – Desde suas criações, muitas empresas já estão comprometidas com um erro primordial: seus cadastros perante ao governo não refletem suas reais atividades, e elas apresentam um CNAE inadequado. As chances dos impostos estarem errados, com alíquotas divergentes, são muito grandes, e em caso de constatação disso em uma fiscalização o resultado poderá ser pesadas multas.

Redução do FAP – O FAP é um índice aplicado sobre a Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho, podendo variar dependendo do número de ocorrências e ramo de atividade. Seus valores podem ser minimizados, sendo possível entrar com recursos administrativos para revisão da cobrança desses valores pelo Governo.

Gostou das 5 dicas para reduzir tributos?

Fonte: Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin)

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!