Seria SPED o novo nome do Big Brother?
A expressão Big Brother surgiu bem antes do programa de TV existir e foi criada pelo escritor inglês George Orwell logo após a Segunda Guerra Mundial em seu livro 1984 onde retratou um governo autoritário a tal ponto, que mantinha o povo sob vigilância o tempo todo, de modo que não era permitido sequer pensar algo que fosse contra o sistema, quanto mais cometer alguma infração. Big Brother era como este governo era chamado.
Por isso alguns analistas têm feito a analogia entre essa expressão e o novo sistema da Receita Federal para arrecadar os impostos das empresas, o SPED. Agora que a declaração tributária é feita digitalmente, o governo pode saber de tudo que você faz na sua empresa. Então, a sensação: estar a ser vigiado em tempo integral pelo governo faz sentido, não é?
Essa mudança tem assustado muitas empresas, já que essa avaliação constante pode interpretar como infração mesmo aqueles errinhos que você comete involuntariamente.
E supermercados têm uma relação bem mais complicada com o SPED!
Você, supermercadista, já sabe que a gestão do seu negócio é bem mais complexa do que em outros setores do varejo, devido à grande variedade de produtos e operações da sua empresa. Na hora da declaração do SPED, essa variedade se torna um grande desafio, pois os detalhes exigidos pelo sistema se avolumam de uma maneira quase impossível de esquadrinhar.
Em vista disso, preste atenção em erros que você anda cometendo e, que estão te levando a cometer outros e outros e te levando numa bola de neve enorme na hora de inserir os dados no SPED. O principal, e que desencadeia os demais, é acreditar que essa inovação se limita a área contábil.
Não significa que você não tenha que investir na contabilidade, mas é preciso ter em mente que a digitalização do sistema não veio apenas para inovar esta área, e sim todo o gerenciamento do seu negócio.
Não deixe o Big Brother te julgar por crimes que você nem cometeu!
Portanto, para não ser julgado equivocadamente pelo Big Brother Fiscal pare de delegar a tarefa somente ao escritório contábil e dê mais atenção a todas as áreas do seu supermercado. Certifique-se de que tudo é registrado corretamente: cada entrada no estoque, cada classificação e precificação de produtos e cada nota fiscal. Assim, quando você for levantar os dados para gerar o relatório, eles estarão apurados e consistentes para a declaração.
E como se certificar de tudo isso?
O que você tem que fazer é o seguinte: automatizar o controle de todos os processos da sua gestão, pois assim, todos os seus cadastros terão dados confiáveis e, isso não apenas solucionará as questões burocráticas como também, otimizará o desempenho da sua empresa.
Complicado?
Não se preocupe, o ebook a seguir traz bem claro tudo o que você deve fazer resumido em 3 passos.