Segundo uma matéria do Diário do Nordeste, o segmento de material de construção está otimista com os resultados de 2022 e espera crescimento de até 15%.
Apesar do primeiro trimestre do ano geralmente apresentar baixas de consumo por causa do período de chuvas, este ano, a queda pode ser menor. Isso porque com o agravamento da pandemia, muitas pessoas tiveram suas viagens canceladas, por exemplo. Com isso, volta em vigor a tendência pela qual já passamos: as pessoas voltam a passar mais tempo em casa e, com isso, gastam mais com reformas, reparos e outro tipo de atividade envolvendo materiais de construção.
Fator humano
Dentro desse cenário, o varejista precisa estar atento às necessidades do consumidor e, principalmente, aos processos que têm desenvolvido dentro da sua loja. Um atendimento personalizado e humanizado, por exemplo, são cruciais para o posicionamento da marca e fidelização do cliente.
Nesse sentido, contar com o fator humano é essencial. Mas quando se trata de processos minuciosos, ágeis e financeiros, a melhor solução é a automação comercial.
Automação comercial: o que é e quais são os benefícios
Um dos grandes papéis da tecnologia dentro de uma empresa não é apenas otimizar processos, mas criar e potencializar novas oportunidades de negócio. Um ótimo exemplo disso é a capacidade da automação comercial.
Especialmente com a chegada da pandemia em 2020, ficou evidente a necessidade da tecnologia para a sobrevivência dos negócios. De acordo com o Pipefy, automação é o uso de tecnologia (como software ou máquinas) para completar tarefas específicas sem a necessidade de ação humana. Normalmente, as automações são usadas para gerenciar tarefas repetitivas e previsíveis que não exigem habilidades de resolução de problemas ou tomada de decisão.
Um processo de negócios é um grupo de atividades, tarefas, sistemas, dados, pessoas, máquinas e outros agentes que permitem que uma organização atinja um objetivo estratégico. Combinados, esses dois conceitos criam o que chamamos de “automação de processos de negócios”.
Na automação comercial, o foco das soluções está em lojas, pontos de venda e comércio em geral.
Nesses segmentos, a automação comercial tem um impacto positivo especialmente na melhor alocação das forças de trabalho, pois, automatizando processos, as equipes de vendas, por exemplo, serão capazes de se concentrarem nos aspectos estratégicos do negócio, e não apenas no operacional.
A automação comercial na loja de materiais de construção
A automação comercial numa loja de materiais de construção pode ser um potente diferenciador e uma ferramenta importante para o crescimento do negócio. Especialmente se a automação é obtida através de um sistema de gestão especializado no segmento.
Além de economizar tempo em muitas tarefas, as equipes podem contam com recursos que otimizam as atividades, como vendas mobile, gestão de vendas, gestão de entregas e outros.
No geral, a automação comercial permite que todas as operações que não necessitam da interação humana sejam feitas automaticamente e, com o sistema de gestão, elas ficam centralizadas de maneira segura.
Na loja, é possível automatizar processos como a gestão de estoque, registro de dados de clientes fornecedores, controle das contas a pagar, cadastro de produtos e outros. Essa otimização dá mais controle sobre o que acontece dentro e fora da loja.
4 benefícios da automação comercial somada a um software de gestão especializado
1. Competitividade
Antes dos sistemas especializados e capazes de oferecer automação efetiva, as empresas ficavam à mercê de uma gestão marcada por atrasos e problemas na coleta, interpretação e uso de dados. Agora, já não é mais necessário ficar repetindo os mesmos erros. É possível realizar as rotinas e decisões a partir das informações do sistema, independentemente do tamanho do negócio.
2. Segurança e agilidade
Tudo que é realizado dentro do sistema, se tratando de automação comercial ou não, fica no sistema e é passível de consulta, alerta e dados úteis para planejamentos e ações. Todo o controle das operações pode acontecer através de uma única ferramenta, sem controles paralelos e sem correr riscos desnecessários de erro humano.
3. Operações integradas
Todos os processos de venda são amparados pela tecnologia, o varejista não precisa se preocupar com conciliações, vendas duplicadas ou outros problemas.
4. Operações monitoradas
Além do indiscutível ganho de tempo, o sistema oferece informações precisas e seguras para a tomada de decisão, fazendo, inclusive, alertas quando alguma operação está sendo realizada de maneira incorreta ou algum indicativo está fora dos padrões. É possível ter uma gestão muito mais efetiva do negócio e dos colaboradores, garantindo maior produtividade e facilidade para a realização de tarefas.
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O Construshow é um software de gestão especializado em lojas de materiais de construção e oferece a você o suporte necessário para tirar o máximo proveito da automação comercial. Através das soluções completas que o Construshow oferece, que vão do back ao front office, você consegue não só aumentar o ticket médio no seu estabelecimento, mas fidelizar o seu cliente através de um atendimento eficaz e uma experiência de compra encantadora.
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