Supermercados: o potencial ainda inexplorado do e-commerce

O delivery de compras de supermercados já é uma realidade no Brasil, tanto os varejistas quanto as plataformas digitais que os conectam até os consumidores estão abertos às inovações e evolução dessa modalidade de compra. Mas apesar de ser uma realidade, ainda não é comum e possui um alto potencial para a lucratividade e posicionamento […]

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O delivery de compras de supermercados já é uma realidade no Brasil, tanto os varejistas quanto as plataformas digitais que os conectam até os consumidores estão abertos às inovações e evolução dessa modalidade de compra. Mas apesar de ser uma realidade, ainda não é comum e possui um alto potencial para a lucratividade e posicionamento de mercado.
No mundo, o modelo de compra movimenta, atualmente, US$ 44,5 bilhões, com projeção de crescimento de 17,4% até 2022. No Brasil, as vendas pelo canal registram US$ 75 milhões, com participação de 0,2% quando relacionado aos demais canais de compra. Até 2022, a expectativa é que o canal online avance 6,5% no país.
 

A tendência é a consolidação

As tendências de consumo que chegam ao Brasil, na sua grande maioria, são vindas dos EUA, exemplo disso são as compras em sites da China, como AliExpress, o sucesso da Amazon e o self-checkout. E por lá a compra online de itens de supermercado já é algo consolidado. 
Segundo uma pesquisa do Compre&Confie, em 2020 a categoria Alimentos e Bebidas de compras utilizando os meios digitais ficou atrás apenas de Cartões-presente. Os resultados apontaram um crescimento de 222% em relação ao ano de 2019, seguindo a mesma tendência dos EUA.
Institutos como Mercatus e Incisiv projetam que o e-commerce responderá por 20% das vendas de supermercados nos EUA nos próximos cinco anos. Os consumidores se acostumaram com a conveniência dos supermercados digitais por causa da pandemia e provavelmente manterão os novos hábitos mesmo com o fim da pandemia. 
 

O cenário atual no Brasil

Boa parte dos supermercadistas já levou, de alguma forma, o estabelecimento ao mundo digital. Mas devido a urgência que a pandemia exigiu para essa transformação, alguns não avaliaram as melhores opções, apenas fizeram o que tinham de fazer. Agora, com um cenário mais estável e até promissor, tanto as plataformas de marketplace quanto os supermercadistas vêm trabalhando para aperfeiçoarem seus serviços. 
Um dos maiores desafios do supermercadista é fazer a cadeia de suprimentos funcionar e ser lucrativa. Isso depende da organização e das ferramentas certas para que ele consiga vender tanto no online quanto na loja física. 
O supermercadista precisa de integração entre as plataformas de marketplace e seu ERP, por exemplo, pois apenas dessa forma será possível manter suas vendas com um estoque controlado, prazos cumpridos e, ainda, manter um bom atendimento ao cliente.

 

Não é suficiente apenas estar presente nos marketplaces

Já sabemos que a tendência dos consumidores é seguir consumindo online, até mesmo os produtos de supermercado. Mas isso não é garantia de vendas e novas oportunidades. Para isso é necessário estratégia.
Isso inclui contar com as ferramentas certas para a integração com os marketplaces certos.
Antes de mais nada, é preciso saber quais são os principais marketplaces utilizados pelo seus clientes. Nessa parte não poupe as pesquisas, quanto mais você souber sobre o comportamento do seu cliente, melhor serão as suas estratégias. Cada hábito é importante para criar ações que fazem sentido. 
Segundo dados da E-commerce Brasil, o marketplace cresceu 52% em 2020, acima do total do mercado, o que resultou em R$ 73,2 bilhões para a categoria. 
E de acordo com os dados do Ebit/Nielsen, 90% dos consumidores afirmaram que a experiência no marketplace foi boa ou ótima. Ainda segundo levantamento da empresa, a principal motivação para comprar de um seller dentro do marketplace é a sua pontuação ou reputação dentro da plataforma.
Após a análise do consumidor e escolha do(s) marketplace(s) ideal(is), é preciso avaliar as ferramentas que farão a integração entre a loja física e o digital. Ter um ERP para vender nos marketplaces dá mais musculatura para o desempenho nas plataformas. A começar pela centralização dos dados,pois o ERP reúne as informações que já estão armazenadas nele com aquelas geradas no marketplace.
A integração do ERP no marketplace potencializa a visibilidade do seu negócio, considerando TI e, inclusive, as manutenções de qualidade dos seus produtos e/ou serviços, algo que impacta diretamente na reputação e na satisfação do público.
 

O Viasuper é a escolha certa para esse desafio

O Viasuper é um sistema de gestão especializado em supermercados guiado pelas boas práticas de gestão. Para cada um dos seus desafios e necessidades, há uma solução Viasuper para atuar como parceira estratégica no alcance dos seus objetivos. Muito além de auxiliar você a implementar estratégias como essa, o Viasuper torna suas operações mais ágeis e seus processos mais eficientes, para você vender mais e melhor. 
A solução Viasoft oferece integração com plataformas como iFood e Rappi com tranquilidade para o seu estabelecimento. Restando a você, se preocupar apenas com as melhores ações para colocar em prática, pois operacionalmente o Viasuper garantirá uma alta performance e eficiência. 
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