Promover o crescimento do seu supermercado ou rede de supermercados envolve evoluir junto com os trabalhadores de maneira unificada. Muitas vezes, isso pode ser difícil de conseguir se o seu estabelecimento não se preocupar com os erros e buscar soluções realmente efetivas para a raiz dos problemas. O cálculo incorreto das vendas diárias, a aplicação de códigos promocionais errados e o fornecimento de informações erradas aos clientes são exemplos de problemas que podem criar gargalos de alto custo.
Abaixo, listamos maneiras de minimizar erros que podem ocorrer na rotina dos colaboradores e dicas práticas para identificar e solucionar os potenciais problemas.
1 Identifique a causa do erro
A primeira etapa para reduzir os erros que um colaborador pode cometer é identificar a raiz do problema. A Toyota, marca líder na fabricação de carros japoneses com décadas de experiência em solução de problemas, desenvolveu um método prático para chegar à origem dos problemas dentro da empresa. Perguntando “por quê?” cinco vezes na discussão sobre o problema, gestores e colaboradores podem passar da superfície da questão e descobrir o principal ou principais motivadores dos problemas.
2 Torne os colaboradores parte da solução
Resolver o erro silenciosamente por conta própria significa apenas uma solução de curto prazo. Isso é uma certeza especialmente para erros que ocorrem de forma persistente. Para cometer menos erros no trabalho e resolver questões associadas ao problema, é preciso envolver os colaboradores na busca e execução da solução. Isso também ajuda a reforçar os processos de resolução que podem beneficiar não só a questão em específico, mas toda a empresa.
3 Use um sistema que entende o que você faz
Identificar o problema antes que ele se transforme em um gargalo é a maneira mais eficaz em qualquer situação. Para não cair no erro do microgerenciamento, você precisa dar aos colaboradores as ferramentas certas para que eles trabalhem, isso inclui o sistema de gestão que você utiliza. Sistemas generalistas não são capazes de abranger os processos minuciosos de um supermercado, muito menos oferecer um fluxo de trabalho detalhado e seguro aos colaboradores. Por isso, contar com um sistema realmente especializado no varejo supermercadista é uma solução para a maior parte dos problemas relacionados ao erro humano.
4 Crie processos padronizados
Processos e fluxos de trabalho padronizados são essenciais especialmente em ambientes de varejo. Eles podem servir como referências confiáveis para os funcionários quando eles não têm certeza de como avançar com um problema. Por exemplo, um caixa que não tem certeza sobre o processo de reembolso pode usar o próprio sistema de gestão como base para dar sequência à resolução.
5 Executar treinamentos periodicamente
Os programas de treinamento também devem ser planejados pensando em fortalecer a capacidade dos colaboradores na solução de problemas. Na maioria dos casos, os erros cometidos dentro do estabelecimento envolvem processos complexos que são incomuns. Em um ambiente acelerado como o de um supermercado, não há como parar sempre que alguém erra algo. O treinamento prático periódico que simula os problemas dentro do estabelecimento é uma técnica que pode ajudar os funcionários a aplicarem as habilidades de resolução de problemas em tempo real.
Viasuper
Processos consistentes, operações ágeis e colaboradores trabalhando com eficiência: essa é a premissa do Viasuper, sistema de gestão da Viasoft especializado no varejo supermercadista. Com ele todas as suas ações recebem o apoio do ERP que, além de manter o controle do estabelecimento por completo, é baseado nas melhores práticas de gestão, promovendo a excelência em cada etapa do funcionamento do seu supermercado.
Você também pode somar todo o poder do Viasuper ao Nela, uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho completa para treinar e compartilhar conteúdos com os seus colaboradores. Leia a matéria sobre a parceria entre o Nela e o Grupo Muffato clicando aqui.
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