Dentro das estratégias de negociação no agronegócio, o modelo de operação Barter vem ganhando cada vez mais espaço e rentabilidade na realidade dos produtores rurais, o que demonstra a evolução da gestão agrícola, que está voltada para a tecnologia.
O Barter é a modalidade de troca de produtos por insumos para fazenda, e esse tipo de negociação já representa 20% do faturamento de grandes empresas do agronegócio brasileiro, e hoje você vai conhecer quais vantagens esse negócio traz para sua produção.
Vamos lá!
O que é Barter?
A modalidade Barter autoriza o produtor rural a trocar parte de sua produção por insumos para sua fazenda, portanto, não existe a necessidade de grandes valores e/ou empréstimos no banco para que o produtor modernize sua fazenda. O Barter existe desde a década de 1990, mas se popularizou nos anos 2000 por ser uma boa maneira de adquirir insumos que possuem um preço alto sem ter que retirar capital do negócio rural.
A negociação é formalizada pela Cédula do Produtor Rural, um documento que funciona como um contrato, assinado antes do plantio. Dessa forma, o produtor rural já se compromete ali a entregar uma parte da sua produção ao distribuidor, e o distribuidor já garante parte da produção para sua armazenagem e revenda.
Como o Barter é feito?
O Barter só é possível porque os distribuidores de insumos mantêm parcerias com intermediários de exportação e importação, também chamados de trading, e com indústrias de alimentos.
Isso significa que três negócios fazem parte da operação: o produtor rural que entra com os produtos, a distribuidora que entra com os insumos e a indústria com o armazenamento ou processamento dos grãos.
O Barter para produtores permite a troca de diferentes tipos de commodities. Por exemplo, entre os anos de 2010 e 2013, o café era o grande forte das operações Barter. Já nos dias atuais, os principais produtos que são encontrados são soja, milho e algodão.
Além dos distribuidores, algumas empresas de maquinários agrícolas também se interessaram e realizaram negociações pelo Barter. Dessa forma, os produtores também conseguem adquirir máquinas para o plantio sem a necessidade de troca monetária.
Quais as vantagens do Barter?
O Barter tem como principal vantagem a compra de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes, defensivos, combustíveis, entre outros) e de maquinários sem a necessidade de dispor de um capital financeiro. Isso evita que o produtor faça empréstimos ou corra para o crédito rural, o que potencializa os investimentos na produção.
Ainda, nesse sentido, o Bater garante que parte da colheita já seja vendida por um preço estipulado anteriormente, e essa negociação também abre oportunidades com diversos compradores, garantindo a venda da safra com menos riscos e fora das oscilações de preços dentro do mercado.
Outra vantagem também é a armazenagem da produção: no Brasil, o escoamento da safra causa alto custo aos produtores, e com o Bater, o comprador final já possui estruturas de armazenamento da colheita.
Para os produtores o Barter é uma grande vantagem, porém, para que ele funcione, é necessário uma alta produtividade para que o produtor não acabe devendo nada. Nesse contexto, a contratação de um software de gestão faz toda a diferença para que o controle seja mais otimizado, o processo seja mais ágil e os dados sejam mais ricos para que seja possível evoluir e investir.
Conte com o Viasoft Agrotitan!
O Viasoft Agrotitan é desenvolvido por profissionais especializados em entender e resolver todas as demandas do produtor agrícola. Acesse e aproveite soluções únicas que são desenvolvidas para que você aumente sua lucratividade e otimize todos os seus resultados.
Confie em quem, há mais de 31 anos, é especialista em oferecer as ferramentas que você precisa para evoluir ainda mais. Entre em contato e saiba tudo que o Viasoft Agrotitan pode fazer por você.