Na linha da frente, na ponta esquerda, Felix Gilioli, que falou sobre Kotlin no último Soft Cave MeetUp de 2019.
Chegamos ao último Soft Cave MeetUp do ano na segunda-feira, 2/12. Com estreia em outubro, realizamos 12 meetups em 2019, ótima marca para um total de dois meses de desenvolvimento do projeto. Para fechar a temporada o assunto foi uma introdução à linguagem de programação Kotlin.
Quem falou sobre o assunto foi o viasofter Felix Gilioli, que é analista programador da nossa equipe de tecnologia. Com apenas 20 anos de idade Felix é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e já domina Kotlin, porque, segundo ele, é uma linguagem que vem se tornando cada vez mais amada pela comunidade de dev’s.
Pesquisa do Stack Overflow – site americano gratuito de perguntas e respostas sobre desenvolvimento de software de maior sucesso internacional – apontou, em 2019, que Kotlin é a 4ª linguagem mais amada pelos programadores e a 5ª mais procurada. De acordo com Felix, essa popularidade se explica pelo fato de Kotlin ser mais prática, concisa, segura e produtiva do que outras linguagens, apresentar conceitos semelhantes a elas e, por isso mesmo, oferecer interoperabilidade de linguagens em um mesmo projeto.
Além disso, Kotlin é a linguagem oficial de desenvolvimento de aplicações para Android e cada vez mais cresce o número de aplicações Android escritas totalmente em Kotlin. Portanto, quem participou do último Soft Cave MeetUp de 2019 pôde ampliar conhecimentos sobre as vantagens e desvantagens de uma das linguagens de programação mais procuradas atualmente.