Fabricio Lira, head de data e AI da IBM, fala sobre os impactos sociais e econômicos da inteligência artificial
Uma explosão de dados, informações e novas alternativas de consumo. Graças à revolução digital, as pessoas são impactadas diariamente por inúmeros estímulos. Anúncios, notícias, fotos e conteúdos chegam até nós de forma personalizada, muitas vezes sem ‘pedir licença’. De acordo com Fabricio Lira, líder da unidade de dados e inteligência artificial da IBM, o mundo ainda está aprendendo a lidar com a tecnologia. “Estamos descobrindo de que forma a inteligência artificial pode transformar a vida das pessoas e a sociedade”, disse na palestra “Tendências na aplicação de inteligência artificial aos negócios”, durante a Viasoft Connect.
O profissional explicou que o desafio para as empresas é imenso, mas repleto de possibilidades. “À medida que o volume de dados aumenta e a transformação digital se acelera, a capacidade de adaptação das organizações também é estimulada, gerando criatividade e negócios”, destacou Lira.
Os dados impressionam: estima-se que até 2020, 80% dos processos de compra serão realizados de forma automática, sem interação humana. Na contramão das discussões sobre robotização e diminuição de empregos, empresas de tecnologia como a IBM enxergam justamente o oposto. “As empresas ganharão mais tempo para colocar novos negócios em prática”, analisou o palestrante. Lira ainda destacou o impacto econômico da aplicação da inteligência artificial nos negócios. “A IA pode injetar mais de 15 bilhões de dólares na economia mundial. Boa parte desse valor estará em companhias que ainda nem existem, serão criadas a partir da tecnologia”.
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Conteúdo: Básica Comunicações
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