A resistência de vários supermercados ao autoatendimento não é infundada.
Alguns clientes, geralmente, os de idade mais avançada, simplesmente evitam as lojas que só oferecem autoatendimento como meio para pagar, porque temem constrangimentos por não saberem utilizar a máquina corretamente.
“Item inesperado na área de empacotamento”. Uma frase que nunca será ouvida por um cliente ao passar por um caixa que é operado por um atendente. É esse o receio de quem evita autoatendimento, a máquina errar, e a seguir o cliente ser mal interpretado.
Para quem não tem grande abertura à tecnologia e não se sente empolgado em aprender a driblar os pequenos bugs inerentes ao uso de qualquer aparato tecnológico, basta uma vez que algum desses casos ocorra para nunca mais querer ouvir alguma coisa do gênero outra vez.
E um erro como o de apontar equivocadamente a presença de algum item na área de empacotamento que na verdade não está lá, é um dos aspectos mais frustrantes do autoatendimento. Para os supermercados que se aplicam a fazer toda uma publicidade sobre os dispositivos e prometem novas experiências aos consumidores alavancadas por autonomia e comodidade, ao ver que o cliente na verdade só ficou constrangido, a frustração se mede pelos valores do que esses consumidores abandonam ali mesmo na área do pagamento.
____________________________________________________________________
Quer saber mais sobre autoatendimento sem falhas? Clique aqui.
____________________________________________________________________
O pior é quando um auxiliar é chamado e a falha continua, obrigando o cliente a ter que mostrar que o erro é da máquina, tendo que provar que não tem más intenções em relação a liberdade de passar as compras no caixa por conta própria e que sua sacola não contém nada para além daquilo que ele realmente passou pelo leitor de código de barras.
O preço das falhas em autoatendimento
Declaração recorrente de todo consumidor que já passou por um episódio desses: “ficar enroscado num imprevisto desses sempre custa a sacola de compras que eu levaria. Prefiro muito mais deixar as compras do que ter que esperar para que mistério do item inesperado se resolva”.
Nessa espera, o cliente se sente avaliado, examinado, e isso é injusto, tanto para ele, quanto para o funcionário, que tem que realmente efetuar a verificação. De qualquer forma, quem perde com falhas em autoatendimento é sempre o supermercado.
Ainda assim, autoatendimento continuará sendo tendência para ser única forma de pagamento em pontos de venda no futuro.
Os supermercados e outros tipos de varejo adotam o autoatendimento porque, teoricamente, ele deve ser muito mais rápido, exige menos funcionários, ou libera os funcionários para realizar outras tarefas e a longo prazo economiza recursos.
O pacote de vantagens do autoatendimento para um supermercado só vem se ele funcionar corretamente.
É só vantagens e economia se os equipamentos e o sistema funcionarem como programado, do contrário, os clientes se constrangem, os supermercados têm que gastar tempo e dinheiro procurando por assistência técnica, enquanto um ciclo de desistência de sacolas de compras e esquivança ao supermercado vai se tornando recorrente.
Mas autoatendimento funciona sim, e pode trazer todas essas vantagens e muito mais.
No entanto, é preciso procurar a solução certa para fornecer o serviço.
Por isso, conheça VIASOFT VIASUPER, a solução em gestão para supermercados cujo maior propósito é eliminar as falhas que impedem a rotina do varejo de alimentos de ser ágil e ter competitividade.
Acesse o site do VIASOFT VIASUPER.
Saiba mais sobre nosso módulo de autoatendimento e muito mais falando com um dos nossos especialistas. Solicite nosso ligamos para você e nós entraremos em contato.