Liberar o potencial máximo de produtividade das pessoas é um caminho mais simples do que você pensa.
Extrair o melhor dos colaboradores e liberar seu potencial máximo de produtividade não quer dizer que você terá super-heróis na equipe. Quer dizer estar preparado e disposto a vencer até os maiores desafios que o negócio possa enfrentar.
______________________________________________________
Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.
______________________________________________________
E isso tem muito a ver com poder contar com uma equipe engajada que se dedica a alcançar os objetivos da empresa. Profissionais que vestem a camisa da empresa estão decididos a dar seu potencial máximo potencial de produtividade. Você só precisa saber como conquistar isso:
1 Cultive uma comunicação de qualidade e com expectativas claras
O tempo de líderes inalcançáveis já se foi. Uma das melhores maneiras de ajudar o time a atingir o potencial máximo de produtividade é praticando uma comunicação aberta e livre, com a qual os gestores se tornem acessíveis a seus liderados.
Além disso, quando quiser delegar um projeto a alguém, é indispensável estabelecer expectativas claras e específicas.
Isso porque, segundo pesquisa da The Economist, 55% das pessoas perdem pelo menos 8 horas da semana resolvendo problemas de comunicação e “caçando” as informações necessárias para entender e realizar uma tarefa. E a falta de informações básicas no trabalho resulta em mais de 40% do trabalho não feito.
Já pensou em qual será a soma financeira desse prejuízo ao final de um ano?
2 Estimule mentes empreendedoras
Muitas empresas não incentivam essa característica por medo de que as pessoas vão embora e levem junto ideias maravilhosas. Mas é preciso ver as coisas por outro ângulo.
Mentes empreendedoras são vistas de longe: há uma sede enorme por fazer as coisas de modo diferente e ideias ousadas que almejam resultados melhores dos que os atuais.
Colaboradores que têm liberdade de “pensar fora da caixa” são mais inovadores e encontram maneiras distintas e mais eficazes de fazer até as coisas mais simples da rotina.
E se você quer liberar o potencial máximo de produtividade da sua empresa, precisa de pessoas ávidas por aprender coisas novas, crescer e criar. Não “corte as asas” da sua equipe.
3 Invista em desenvolvimento para alcançar o potencial máximo de produtividade
Em pesquisa recente, a Gallup descobriu que 87% das pessoas da nova geração (Millennials) valoriza muito oportunidades de desenvolvimento de carreira. Mesmo assim, apenas 74% sente que utiliza seu potencial máximo de produtividade na vida profissional.
E o que muitos gestores esquecem é que promover desenvolvimento nem sempre exige gastos financeiros exorbitantes. Isso pode ser tão simples quanto delegar maiores responsabilidades, ter o controle de um projeto extra ou mesmo de um pequeno setor.
É importante lembrar que toda experiência pode contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores e que eles precisam sentir que seu trabalho tem impacto no negócio.
Saiba como a tecnologia trabalha a seu favor
Aderir à tecnologia não é só porque nada no RH pode ser feito sem ela atualmente. Mas porque sua empresa precisa de uma solução especializada em Gestão de Pessoas.
Assim, você tem um canal de comunicação interna oficial, que integra todos os setores da empresa, estimulando a troca de informações e experiências entre colaboradores, além de otimizar a gestão do conhecimento na organização.
Com uma solução dessas você também estimula o desenvolvimento constante dos colaboradores, através de treinamentos, feedbacks e PDIs que podem ser acompanhados em tempo real e mantém um histórica da jornada profissional do colaborador.
Empresas que liberam o potencial máximo de produtividade das equipes entendem que os colaboradores são a essência do negócio e por isso investem em soluções tecnológicas que potencializam sua Gestão de Pessoas.
O que está esperando para conhecer o VIASOFT TALENTRH?
Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.