Uma equipe engajada é mais do que “pessoas felizes no trabalho”.

 

Nos últimos anos, o grupo de pesquisas da Deloitte apontou que 78% dos gestores acreditam que ter uma equipe engajada é um dos assuntos de maior prioridade para suas empresas.

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equipe engajada

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O discurso de promover o engajamento dos colaboradores se tornou frequente por ser esse um dos maiores diferenciais competitivos do mercado. O problema é que muito disso fica só no discurso mesmo.

É um grande contraste: não há sequer uma empresa que não preze pelo feedback de seus clientes, sempre procurando melhorar sua experiência e qualidade dos serviços, mas podemos contar nos dedos as que dedicam tanta energia assim para ter o feedback de seus colaboradores!

Se os números de uma pesquisa de satisfação de clientes estivessem baixos, certamente todo esforço seria empregado para mudar o cenário, não é? Infelizmente, quando se trata dos chamados “clientes internos”, a realidade prática é a “os incomodados que se retirem”.

 

Mas afinal, o que é ter uma equipe engajada?

Engajamento de colaboradores significa um compromisso emocional com a empresa, que os faz se importar, verdadeiramente, com cada tarefa que realizam, pelo bem dos negócios.

Além disso, um time engajado é o que veste a camisa da empresa e não trabalha somente por um salário ou uma promoção, mas se esforça em prol dos objetivos da empresa.

E, atualmente, com tantas organizações determinadas a ter uma equipe engajada e ser um dos melhores lugares para trabalhar, sair do campo do discurso e o aliar à prática é fundamental.

Empresas que já entendem isso têm assumido a responsabilidade de criar um “ambiente de trabalho do século 21”: descontraído, com mesas de ping pong, salas super decoradas, espaço para café livre etc., em nome de um time comprometido e feliz.

Mas o que muitos ainda não entenderam é que não é somente sobre ter uma métrica anual de felicidade das pessoas da empresa. Ter uma equipe engajada deve ser uma prioridade contínua e parte da estratégia de negócio da empresa. Afinal, as pessoas é que conquistam os resultados tão almejados.

 

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Se você tiver uma equipe engajada que ama trabalhar com você, pode ter certeza de que ela irá se dedicar mais aos clientes, será inspirada a inovar e otimizar processos, constantemente.

 

Como a tecnologia pode trabalhar a seu favor

Com tecnologia especializada em Gestão de Pessoas, você pode contar com técnicas inovadoras para mensurar os níveis de satisfação, alinhamento e até bem-estar dos colaboradores em cada equipe.

Uma solução assim é responsável por rápidas pesquisas de clima, incentivando os colaboradores a informar qual seu “humor do dia”, e gerando análises do ambiente de cada setor.

Além disso, ela permite que os colaboradores expressem livremente como estão se sentindo em cada dia e, se algo estiver fora do normal, o RH é notificado, automaticamente, e pode tomar as atitudes necessárias.

Empresas bem-sucedidas em ter uma equipe engajada entendem que os colaboradores são a essência do negócio e por isso investem em soluções tecnológicas que potencializam sua Gestão de Pessoas.

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