Seus colaboradores desperdiçam tempo e você desperdiça dinheiro com conhecimento não compartilhado!

 

É muito fácil reconhecer o valor do conhecimento no trabalho: é por causa dele que o primeiro mês num novo emprego é muito mais difícil do que o décimo mês!

Mas você já parou para pensar nas consequências do conhecimento não compartilhado e centralizado numa única pessoa? Quanto isso prejudica sua equipe e custa para a empresa todos os anos?

______________________________________________________________

conhecimento não compartilhado

Pare agora mesmo e conheça a solução que otimiza a troca de informações e conhecimento na sua empresa! Saiba mais sobre o VIASOFT TALENTRH.

______________________________________________________________

É muito simples imaginar: perceba se quando o seu gerente sai de férias o rendimento da equipe dele continua o mesmo.

Se ele for um gestor “super-herói”, que sabe tudo, resolve tudo, cuida do próprio trabalho e ainda do trabalho de todo mundo, cuidado, porque você tem uma equipe dependente do conhecimento desse gestor. E, no final das contas, o gestor está mais para um vilão do que super-herói, mesmo sem querer.

 

Quais as consequências do conhecimento não compartilhado para a empresa?

Segundo uma pesquisa da Panopto, 42% do conhecimento gerado numa organização é centralizado apenas na pessoa que o produz.

Quando, por algum motivo (férias, atestado médico ou mesmo morte repentina), essa pessoa não está disponível e leva todo seu conhecimento com ela, os colegas de trabalho são incapazes de fazer 42% do trabalho que devem fazer!

Imagine ter quase metade do rendimento da empresa perdido! Não é algo que você vai querer.

 

Conhecimento não compartilhado impacta a motivação dos colaboradores também!

Os números são alarmantes! Cerca de 70% dos colaboradores gasta 6 horas por semana fazendo um trabalho que já foi feito ou mesmo tentando descobrir como fazê-lo, quando, na verdade, os métodos já existem. Tudo devido à cultura do conhecimento não compartilhado ou mesmo às dificuldades de acesso a ele.

E pensar que seus colaboradores não ligam muito para isso é um erro grave. Atualmente, mais da metade dos profissionais diz preferir trabalhar numa organização que valorize e saiba preservar o conhecimento produzido nela.

Isso porque colaboradores que dependem da experiência de alguém para fazer seu trabalho se sentem no primeiro dia de emprego todos os dias, ainda que estejam há tempos na empresa! Desmotivação dos colaboradores é pouco para definir isso. Melhor se preparar para altos índices de turnover.

 

O que as empresas devem fazer para mudar o cenário catastrófico do conhecimento não compartilhado?

Primeiramente, não esperar até que sua equipe esteja frustrada e desmotivada para fazer alguma coisa. O papel da liderança é encontrar maneiras de registrar, preservar e compartilhar o conhecimento produzido na organização.

E o maior desafio é garantir que todo conhecimento relevante esteja disponível e seja encontrado rapidamente pelos colaboradores, antes que eles precisem descobrir como resolver sozinhos um grande problema.

 

Conte com parceiros de verdade!

Se você quer reduzir os prejuízos de conhecimento não compartilhado para sua empresa e ainda potencializar o rendimento dos colaboradores, precisa das ferramentas certas.

Com uma tecnologia especializada em Gestão de Pessoas, é possível garantir que a troca de conhecimento na empresa seja eficiente e segura, através de uma plataforma única, com chat integrado e exclusivo para comunicação no trabalho.

Assim, é possível disseminar informações cruciais para o dia a dia dos colaboradores num só lugar. E, ao mesmo tempo, o uso dessas informações se torna democrático, já que todos os colaboradores estarão conectados e terão acesso a ela, aprimorando o fluxo de trabalho das equipes e reduzindo a perda de produtividade e atrasos de projetos!

 

O que acha de conhecer a solução que está mudando o dia a dia de grandes empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

wms

Por que investir num sistema WMS?

Uma das formas de se obter diferencial competitivo num mercado atualmente tão acirrado é investir e otimizar os aspectos logísticos da empresa e isso é totalmente...

Continue Lendo
Gestão de estoque

Gestão de estoque ruim espreme margem de lucro de centrais de compras

Para centrais de compras, eficiência em gestão de estoque é essencial. No varejo de alimentos, as centrais de compras têm reagido melhor ao momento econômico, mas o...

Continue Lendo
Como calcular o preço de um produto

Como calcular o preço de um produto na sua indústria?

O lucro – ou razão de existir de uma empresa – depende dos orçamentos e, isso é o que determina como calcular o preço de um produto. Nas indústrias, a precificação de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.