Uma comunicação interna clara e eficiente traz uma sensação de transparência dentro do ambiente profissional, tornando as relações interpessoais mais assertivas e diretas. Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, já dizia: 60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz. E você mesmo já deve ter ouvido ou mesmo vivenciado alguma situação em que a falta de comunicação foi a protagonista do problema.
Por incrível que pareça, mesmo com tantos recursos tecnológicos que existem hoje, a falta de informação é o principal fator no impedimento da construção de uma comunicação eficaz e de confiança entre líder e liderado. Promover um ritmo regular de informações através de canais orgânicos de comunicação entre a alta direção das empresas e os colaboradores, como as comunidades, é fundamental para que haja sensação de pertencimento, e se conectar com o propósito da organização.
Uma comunicação interna transparente e aberta garante que todos estejam em sintonia com relação aos objetivos, direção e expectativas. Mas se houver bloqueios, tanto líderes quanto liderados e a própria terão alguns problemas no futuro.
Uma forte cultura de comunicação interna começa com liderança
Então, o que pode ser feito para melhorar a comunicação interna, especialmente a comunicação entre líderes e liderados? Nós desenvolvemos um material exclusivo com 6 boas práticas que ajudarão você a melhorar a comunicação interna da empresa, assim como a comunicação com seus liderados. Confira.