Uma boa gestão de estoque é um dos principais desafios de todo supermercadista, não importa o tamanho do negócio. Ter um bom estoque de produtos frescos e de curta duração, por exemplo, não é nada fácil. Alcançar uma boa gestão do estoque não impacta somente em gôndolas sempre abastecidas, mas em uma maior lucratividade e competitividade.
Uma melhor reposição de produtos perecíveis significa produtos melhores, os clientes se encantam com a qualidade e você vende mais. O gerenciamento eficaz de estoque do seu supermercado faz o melhor uso das informações sobre a vida útil dos produtos e do comportamento do consumidor, reduzindo o desperdício de alimentos, aumentando o seu poder competitivo e facilitando a fidelização do seu cliente.
Para vencer esse desafio de uma maneira estratégica no seu supermercado, listamos 4 práticas para uma gestão de estoque.
1. Nunca negligencie o prazo de validade do produto ao fazer o pedido
Todos os grandes varejistas têm contratos com fornecedores que especificam que os itens têm uma vida útil mínima acordada quando entregues. Mas nem sempre é dada importância suficiente a essas informações no reabastecimento, pois as datas de validade variam de entrega para entrega. No entanto, as variáveis geralmente podem ser trabalhadas em previsões.
A etapa mais simples é incorporar a expectativa de vida na gôndola aos parâmetros de pedido do sistema de gestão do supermercado. Ele pode, por exemplo, ser usado para realizar o cálculo do estoque de segurança a um máximo predefinido, de acordo com a previsão de vida útil esperada. Você também pode definir exceções para quando determinado pedido excede uma determinada média de vida útil abaixo do esperado, para que o sistema realize alertas periodicamente sobre a chegada de vencimentos. Dessa forma, você está sempre atento e criando estratégias para o escoamento do produto.
2. Mantenha suas verificações para a gestão de estoque rápidas e fáceis
Com um sistema de gestão para supermercados que rastreia seu estoque sempre que algo é comprado, vendido, trocado e devolvido (em seus múltiplos canais de vendas), as verificações de estoque tornam-se instantaneamente mais rápidas e fáceis ao final da semana, mês ou trimestre ou outro período que precise ser analisado. Com verificações constantes, você conhece o estoque, toma decisões baseadas em dados atualizados e otimiza seu tempo para focar no que realmente importa.
Confira também: 8 estratégias para vender (ainda) mais no seu supermercado https://viasoft.com.br/8-estrategias-para-vender-ainda-mais-no-seu-supermercado/
3. Conheça e tire proveito dos seus dados
Acompanhar os dados não apenas do estoque, mas do negócio como um todo através do sistema de gestão que você utiliza é crucial. Pois só através desse acompanhamento de perto, é possível identificar e antecipar potenciais problemas, como um item que não vende, uma promoção que não tem dado resultado, uma mudança nas exigências do consumidor e outras mudanças e imprevistos que possam ocorrer.
No varejo, grandes ganhos vêm de pequenas ações de melhoria. E para provocar esses grandes resultados, é preciso dominar seus dados. Por isso, um sistema que oferece transparência e dados acessíveis é tão importante.
4. Um sistema de gestão competente
Como já mencionamos, um sistema de gestão que ofereça dados precisos e transparentes sobre o seu supermercado é crucial, mas ele deve fazer ainda mais. Apenas dados não necessariamente ajudam você na gestão do estoque, é preciso agilidade na hora de acessar esses dados, entregando o que você precisa em tempo real, sem demora para gerar um simples relatório. Afinal, um estoque perecível não pode ser gerido com lentidão, assim como o seu negócio não pode ser guiado com demora num mercado tão acirrado e acelerado como o varejo supermercadista.
Conheça o Viasuper
O Viasuper é um software especializado no varejo supermercadista e produto da Viasoft, uma das maiores fornecedoras de software do país com mais de 30 anos de expertise e know-how. Isso significa que, ao ter o Viasuper como parceiro, você tem muito mais que uma base segura para realizar suas operações, as soluções oferecidas vão muito além de uma necessidade tão básica como uma boa gestão de estoque. Com ele você tem possibilidades como self-checkout, papa fila, integração com iFood e Rappi, log de eventos e muitos mais.
Acesse o site da solução e saiba mais: viasoft.com.br/viasuper