Como conseguir criar e gerir uma equipe realmente produtiva nos dias de hoje, onde o fluxo de informações é enorme em uma empresa e as distrações da internet e notificações dos smartphones nunca foram tão frequentes?

Este é um dos grandes objetivos de todo gestor: otimizar as 8 horas de trabalho da sua equipe e produzir em alta performance. Realizar mais em menos tempo, utilizando os recursos disponíveis para otimizar processos e produzir em maior escala com maior qualidade.

Porém, algumas situações podem atrapalhar a gestão de produtividade e, por isso, devem ser evitadas. Confira agora quais são erros mais comuns:

  1. Processos não padronizados

Não ter uma rotina de trabalho bem definida prejudica o rendimento de qualquer equipe, pois a falta de padronização gera dúvidas, atrasos, perda de tempo, leva a improvisos e, consequentemente, a falhas na execução.

Por isso é tão importante para as empresas realizar um mapeamento de todos os processos internos para identificar as principais dificuldades e gargalos. Ter essas informações em mãos é o primeiro passo para definir novos fluxos e responsabilidades, eliminando desvios e atividades que não agreguem valor, para conquistar agilidade e eficiência.

 

  1. Comunicação interna insuficiente na empresa

Manter os colaboradores informados sobre prioridades, urgências e indicadores é primordial e reflete diretamente no desempenho das equipes.  É por esse motivo que todo gestor deve explorar todos os recursos como os canais internos de comunicação.

 

  1. Microgerenciamento da empresa

O microgerenciamento acontece quando o gestor exerce um controle excessivo sobre o trabalho da equipe, envolvendo-se demasiadamente com os detalhes de cada tarefa, ficando sobrecarregado de atividades e, consequentemente, negligenciando o planejamento estratégico. Apostar na delegação de tarefas é uma importante ferramenta de gestão que vai refletir no desenvolvimento dos colaboradores, pois incentiva o aprendizado, fortalece a motivação e aumenta a produtividade.

O uso de soluções tecnológicas é muito indicado neste caso, pois ajuda no acompanhamento dos prazos e no controle das pendências.

 

  1. Falta de investimentos em soluções tecnológicas

As soluções tecnológicas são aliadas da gestão de produtividade. Soluções integradas e dispositivos móveis podem simplificar o dia a dia das equipes. Com elas, é mais fácil eliminar desperdícios, reduzir custos, organizar processos, automatizar tarefas, gerenciar o conhecimento e estabelecer uma comunicação eficiente e dinâmica.

Elas também permitem que o gestor enxergue além dos muros da empresa. É uma forma de expandir conhecimentos do setor de atuação e trazer essas novidades para dentro do negócio. A visão, antes reduzida ao operacional, ganha larga escala estratégica e possibilita visualizar o quadro geral do negócio, abrangendo todos os setores dele.

 

Gostou das dicas? Quer realizar mais?  Saiba mais sobre Soluções completas, alinhadas e orientadas às melhores práticas de gestão em: www.viasoft.com.br

 

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

gestão integrada de postos

Gestão integrada de postos de combustíveis: torne seu poder centralizado

Um dos maiores problemas enfrentados por redes de postos é o tempo que leva para aplicar qualquer ação em todos os postos. Quando não há integração entre os postos,...

Continue Lendo
Controle de estoque

Seu controle de estoque pode ser sua principal estratégia de vendas

O mercado da construção civil ainda coloca em primeiro lugar os investimentos no técnico-estrutural, isto é, a engenharia e a própria mão de obra. Mas cada vez mais se...

Continue Lendo
Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.