Como conseguir criar e gerir uma equipe realmente produtiva nos dias de hoje, onde o fluxo de informações é enorme em uma empresa e as distrações da internet e notificações dos smartphones nunca foram tão frequentes?

Este é um dos grandes objetivos de todo gestor: otimizar as 8 horas de trabalho da sua equipe e produzir em alta performance. Realizar mais em menos tempo, utilizando os recursos disponíveis para otimizar processos e produzir em maior escala com maior qualidade.

Porém, algumas situações podem atrapalhar a gestão de produtividade e, por isso, devem ser evitadas. Confira agora quais são erros mais comuns:

  1. Processos não padronizados

Não ter uma rotina de trabalho bem definida prejudica o rendimento de qualquer equipe, pois a falta de padronização gera dúvidas, atrasos, perda de tempo, leva a improvisos e, consequentemente, a falhas na execução.

Por isso é tão importante para as empresas realizar um mapeamento de todos os processos internos para identificar as principais dificuldades e gargalos. Ter essas informações em mãos é o primeiro passo para definir novos fluxos e responsabilidades, eliminando desvios e atividades que não agreguem valor, para conquistar agilidade e eficiência.

 

  1. Comunicação interna insuficiente na empresa

Manter os colaboradores informados sobre prioridades, urgências e indicadores é primordial e reflete diretamente no desempenho das equipes.  É por esse motivo que todo gestor deve explorar todos os recursos como os canais internos de comunicação.

 

  1. Microgerenciamento da empresa

O microgerenciamento acontece quando o gestor exerce um controle excessivo sobre o trabalho da equipe, envolvendo-se demasiadamente com os detalhes de cada tarefa, ficando sobrecarregado de atividades e, consequentemente, negligenciando o planejamento estratégico. Apostar na delegação de tarefas é uma importante ferramenta de gestão que vai refletir no desenvolvimento dos colaboradores, pois incentiva o aprendizado, fortalece a motivação e aumenta a produtividade.

O uso de soluções tecnológicas é muito indicado neste caso, pois ajuda no acompanhamento dos prazos e no controle das pendências.

 

  1. Falta de investimentos em soluções tecnológicas

As soluções tecnológicas são aliadas da gestão de produtividade. Soluções integradas e dispositivos móveis podem simplificar o dia a dia das equipes. Com elas, é mais fácil eliminar desperdícios, reduzir custos, organizar processos, automatizar tarefas, gerenciar o conhecimento e estabelecer uma comunicação eficiente e dinâmica.

Elas também permitem que o gestor enxergue além dos muros da empresa. É uma forma de expandir conhecimentos do setor de atuação e trazer essas novidades para dentro do negócio. A visão, antes reduzida ao operacional, ganha larga escala estratégica e possibilita visualizar o quadro geral do negócio, abrangendo todos os setores dele.

 

Gostou das dicas? Quer realizar mais?  Saiba mais sobre Soluções completas, alinhadas e orientadas às melhores práticas de gestão em: www.viasoft.com.br

 

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

wms

Por que investir num sistema WMS?

Uma das formas de se obter diferencial competitivo num mercado atualmente tão acirrado é investir e otimizar os aspectos logísticos da empresa e isso é totalmente...

Continue Lendo
Gestão de estoque

Gestão de estoque ruim espreme margem de lucro de centrais de compras

Para centrais de compras, eficiência em gestão de estoque é essencial. No varejo de alimentos, as centrais de compras têm reagido melhor ao momento econômico, mas o...

Continue Lendo
Como calcular o preço de um produto

Como calcular o preço de um produto na sua indústria?

O lucro – ou razão de existir de uma empresa – depende dos orçamentos e, isso é o que determina como calcular o preço de um produto. Nas indústrias, a precificação de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.