Para muitas empresas, a gestão da cadeia de suprimentos envolve muitas oportunidades perdidas. Quanto mais você corrigir e evitar erros na gestão, mais lucratividade você terá, não apenas contornando os possíveis prejuízos, mas oferecendo um bom serviço capaz de fidelizar os seus clientes.
E ganharem uma competitividade sustentável.
Por mais experiente que uma empresa seja, o desenvolvimento de uma estratégia eficiente na gestão da cadeia de suprimentos ajuda as empresas a se posicionarem melhor no mercador, ou seja, isso não os imuniza de erros básicos que às vezes passam despercebidos. Até mesmo colaboradores antigos e bem treinados estão suscetíveis a falhas que podem comprometer o fluxo de trabalho e os resultados esperados.
Por isso, listamos abaixo alguns dos erros que podem ocorrer no gerenciamento da cadeia e como você pode contorná-los.
1. Negligenciar dados e KPIs
Coletar dados confiáveis e relevantes e usá-los com eficácia é uma parte fundamental de qualquer negócio. Ignorar esses dados é um dos erros mais fáceis e mais caros que você pode cometer. Sem dados confiáveis, você terá dificuldade em evitar outros erros preocupantes. Parte da coleta desses dados é garantir que os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que você mede são S.M.A.R.T.: Específico (Specific), Mensurável (Measurable), Alcançável (Attainable), Relevante (Relevant) e Temporal (Time Based).
Alguns dos KPIs mais importantes para medir na gestão da cadeia de suprimentos incluem custo por pedido processado, custo por pedido, tempo de atendimento, custo por unidade entregue e valor médio do pedido. Certifique-se de não perder tempo medindo KPIs desnecessários, descubra quais dados e métricas são mais importantes para a sua empresa e concentre-se neles.
2. Não planejar
Outro erro fácil de cometer e que pode custar caro é deixar de planejar o futuro. Se sua estratégia não está pronta para se adaptar a mudanças inesperadas e crescer com as necessidades de sua empresa, ela não será útil.
É preciso ter um plano para lidar com rupturas, picos de demanda e outras “falhas” que podem ser previstas. Dessa forma, se algo acontecer na cadeia, você poderá lidar com isso rapidamente e minimizar ou evitar que o problema afete seus clientes.
Também é importante considerar os objetivos do negócio como um todo. Não basta olhar apenas para as necessidades e metas atuais, caso contrário, será uma estratégia limitada que se tornará inútil num curto prazo. Certifique-se de manter seu plano de crescimento de longo prazo em mente para que esteja pronto quando sua empresa fazer pequenas ou grandes expansões e crescer.
3. Não dar atenção à desorganização
Outro erro que tende a surgir gradualmente é que as empresas deixam a cadeia de suprimentos se tornarem desorganizadas e só se dão conta disso quando não há mais o que fazer a não ser fazer uma intensa e cara revolução nos processos. Pode ser que você esteja lidando com fornecedores demais ou de menos, que os colaboradores estejam acumulando funções ou que você depende de muitas ferramentas que não conversam entre si para seguir trabalhando. Seja o que for, quando você percebe que há algum ponto que pode ser melhorado ou que é um problema em potencial, seja a curto ou longo prazo, é hora de otimizá-lo.
É muito mais sensato e barato antecipar os possíveis problemas do que deixá-los acumular e ter de parar e reestruturar tudo para conseguir trabalhar.
4. Não dar a devida importância ao atendimento ao cliente
Se você não está criando relacionamentos eficazes nas duas pontas da cadeia de suprimentos, o processo não está beneficiando sua empresa tanto quanto poderia. Tanto fornecedores quanto clientes são essenciais para o sucesso dos negócios. Quanto melhor for seu relacionamento com eles, melhor será a gestão da cadeia de suprimentos.
O preço é importante ao escolher um fornecedor. Mas quando estiver procurando o melhor preço, você também deve ter em mente o tipo de empresa com a qual trabalhará. Alguém que está disposto a trabalhar como parceiro de sua empresa é muito mais benéfico no longo prazo do que a economia de alguns reais.
Outro ponto é compreender as necessidades de seus clientes. Você pode começar pedindo uma avaliação do seu desempenho em pesquisas de satisfação e usar os dados do seu sistema para avaliar como os clientes têm sido atendidos e se há algo que possa melhorar.
Automação pode ajudar
A automação dos seus processos na cadeia de suprimentos pode ajudar você a automatizar rotinas como as compras, contas a pagar e legislação e outros diversos aspectos que envolvem a área e o seu negócio. Ela também torna mais fácil coletar e rastrear dados úteis, acessar informações necessárias para planejar o futuro e otimizar todo o processo.
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