Por que uma estratégia de BI é uma necessidade urgente de toda empresa

Business Intelligence (BI) é usar métodos e ferramentas para transformar dados brutos em insights úteis. Ele permite que você colete dados de diferentes fontes, organize-os e tenha em mãos análises. Já explicamos o que é BI em nosso blog, veja clicando aqui. Mas você precisa mesmo de uma estratégia de BI? A resposta é sim. […]

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Business Intelligence (BI) é usar métodos e ferramentas para transformar dados brutos em insights úteis. Ele permite que você colete dados de diferentes fontes, organize-os e tenha em mãos análises. Já explicamos o que é BI em nosso blog, veja clicando aqui. Mas você precisa mesmo de uma estratégia de BI? A resposta é sim. Porque é através dela que você consegue ter uma visão mais precisa e clara possível do negócio. 

Para ilustrar melhor os efeitos de uma estratégia de BI, vamos listar alguns fatores que mudam com ela.

Sem uma estratégia de BI

  • Formas diversas de coletar dados, muitas vezes o mesmo dado apresenta divergência entre essas formas, cabendo a quem está acessando-os definir qual provavelmente é o mais preciso.
  • As informações não são claras e os termos praticados podem não ser de conhecimento de todos, fazendo com que achismos sejam aplicados na hora de tomar uma decisão ou agir. 
  • As áreas e departamentos sofrem para conseguir trabalhar em sinergia, porque pouco sabem umas sobre as outras, já que para saber é necessário ter relatórios que demoram e que, muitas vezes, precisam de retrabalho para retratar a realidade.
  • Todas as decisões são tomadas com um certo atraso, pois os relatórios demoram para serem gerados e, às vezes, são tão pobres de informações que é preciso esperar um pouco de sorte. 

Com uma estratégia de BI

  • A fonte de dados é uma ferramenta de BI que coleta as informações, trata-as e transforma-as em dados úteis e precisos, pois é alimentada pelo sistema de gestão, não aceita que qualquer pessoa com acesso modifique as informações como acontece com planilhas do Excel.
  • Os dashboards que a ferramenta de BI oferece para apresentar os indicadores são claros e didáticos, qualquer pessoa é capaz de entendê-los, não há necessidade de interpretar códigos, termos ou coisa parecida.
  • Uma estratégia de BI, com uma ferramenta competente, promove um ecossistema de informações sobre as áreas do negócio, permitindo análises de cada uma e entre elas. Dessa forma, é possível que trabalhem em sinergia e de forma estratégica.
  • Todas as decisões são tomadas de maneira assertiva, pois a empresa está funcionando com base em dados apurados sobre o negócio. Além de ter eficiência nos seus processos e ações, ainda conquista respostas rápidas às oportunidades e potenciais problemas que possam surgir. 

Pelo Business Intelligence, o gestor vai além de insights. Ele pode acompanhar de perto a performance dos setores, monitorar de perto o comportamento do consumidor em tempo real, identificar tendências de consumo, oportunidades de negócio e muito mais. Tudo através de uma única ferramenta. 

Optando pelo Business Intelligence

Assim como em todas as decisões tomadas visando o crescimento do negócio, a adoção de uma estratégia de BI precisa ser analisada, mas não para saber se ela vale a pena ou não, mas, sim, para organizá-la. Como já sabemos, atualmente a mais valiosa moeda do mundo são os dados, é preciso que empresas encarem esse assunto com a urgência que ele tem, pois se você não se apropriar e dominar seus próprios dados, seu concorrente fará isso.

Como já mencionamos aqui em nosso blog, BI não tem contraindicação, para precisar de um, basta estar ativo no mercado. 

Conheça o Viasoft Analytics

Quer conhecer de perto as transformações que uma ferramenta de BI é capaz de levar à sua empresa? Nós mostramos! Conversando com um de nossos especialistas em Business Intelligence, você saberá como esses benefícios vão ser aplicados na prática à sua rotina e conhecer empresas como a sua que já investiram em BI e estão colhendo os resultados desta decisão.

O Viasoft Analytics é resultado de uma profunda pesquisa sobre as principais necessidades dos gestores na hora de tomar decisões, por isso seus benefícios vão muito além que cinco, assim como seus dashboards. Os dashboards dizem respeito à análise de vendas e metas; análise de estoque; análise de compras; análise de fluxo de caixa; análise contábil e análise de RH. Além dos incontáveis insights possíveis a partir do cruzamento de dados. 

Conheça a melhor ferramenta de BI do mercado agora mesmo: viasoft.com.br/analytics 

estratégia de BI

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!