5 motivos que levam empresas como a sua investirem em Business Intelligence

Você sabe o que é Business Intelligence? Escrevemos um outro post aqui no blog explicando o que é e qual a importância dele para sua empresa. Agora, vamos te explicar o porquê de todas as empresas que ainda não contam com uma ferramenta de BI estarem preocupadas em mudar isso o mais rápido possível.  E […]

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Você sabe o que é Business Intelligence? Escrevemos um outro post aqui no blog explicando o que é e qual a importância dele para sua empresa. Agora, vamos te explicar o porquê de todas as empresas que ainda não contam com uma ferramenta de BI estarem preocupadas em mudar isso o mais rápido possível

E essa afirmação não somos nós que estamos fazendo, é o mercado que está demonstrando. Segundo dados da ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), em parceria com a IDC, as plataformas e aplicações de Business Intelligence e Analytics movimentaram US $1,196 bilhão em 2019, com uma taxa de crescimento de 20,3% em relação ao ano anterior.

Com a pandemia, a busca pela transformação digital se intensificou extraordinariamente: com tantas mudanças e situações nunca antes vividas pelas empresas, como realizar análises e previsões daquilo que não tem um histórico?

A resposta, em boa parte das vezes, era contar uma ferramenta do BI, pois ela proporciona ao gestor uma visão panorâmica do que está acontecendo no seu negócio em tempo real, dando tempo para agir efetivamente e para prever potenciais problemas e tendências através dos seus dados.

Business Intelligence não tem contraindicação

Conhecer o próprio negócio nunca é demais, e quando se trata de usar o BI como forma de conquistar conhecimento de negócio e de mercado para tomada de decisões assertivas e crescimento, não há contraindicações: qualquer tamanho de negócio de qualquer segmento é capaz elevar seus resultados através dele. 

O BI não está ligado à capacidade de produção ou à categoria da sua empresa, o único pré-requisito é usar um sistema para controle das operações da empresa. Porque é a partir dele que o BI irá coletar os dados para tratá-los e transformá-los em informações úteis e insights valiosos à gestão. 

Quais os principais motivos que fazem empresas como a sua a investirem em Business Intelligence?

Além de ser altamente recomendável para a sua empresa, ferramentas de BI também são acessíveis. O que torna o investimento imensuravelmente mais barato que os erros provocados pela sua ausência, como as famosas planilhas do Excel que muitos usam como base em sua decisão, sem perceber que elas aceitam qualquer dado, certo ou errado. Vamos aos principais benefícios percebidos pelas empresas:

1. Utilização da capacidade de produção máxima da empresa

Como comprovar que a forma com que a sua empresa está fazendo as coisas é a forma que mais traz resultados? Com dados! Ou seja, contando como uma ferramenta de BI como parceira. Pois através dela você vai analisar e ter certeza se o seu processo é eficaz ou se há espaço para melhorias. 

A ineficiência consome recursos inestimáveis, seja tempo, esforço ou matéria-prima, e quando está acontecendo há muito tempo, imagine só o quanto você perdeu ou simplesmente deixou de ganhar. 

O BI é capaz de gerar relatórios decisivos sobre o funcionamento da sua empresa e reconhecer e até antecipar situações de alerta. Dando tempo e principalmente dados reais e atualizados sobre a situação. Dessa forma, corrigindo gargalos e identificando oportunidades, sua empresa está pronta para usar seus recursos ao máximo com o maior aproveitamento possível.

2. Antecipar demandas e identificar tendências do mercado

Na hora de analisar o mercado e as vendas, por exemplo, não dá para contar com uma interpretação feita por achismos. Demandas e tendências não são estáveis e não obedecem regras, se o investimento não acontece no timing apropriado, pode ser um desperdício de recursos.

O BI auxilia você na hora de ler o mercado, com dados internos cruzados, como o de qual produto vende mais em determinado mês, qual tem sido o principal motivo das demissões ou então qual produto está fazendo aniversário no estoque, você consegue ler o cenário externo também

Assim, você tem em mãos certezas, para colocar em prática ações pontuais e no timing certo para surtir os efeitos desejados sem desperdício de recursos. 

3. Análises personalizadas

Cada negócio tem suas próprias necessidades e práticas de gestão. A ferramenta de BI leva em consideração as particularidades da sua empresa, pois cada análise, previsão, indicadores e comparativos são gerados a partir do que você realiza.

Não dá para conhecer menos do seu negócio do que o concorrente que está investindo em pesquisas e descobriu mais do que você sabe exercendo sua função, não é? O BI proporciona um profundo conhecimento sobre o seu próprio negócio para que você não seja pego desprevenido pelas ações do concorrente que soube das suas fraquezas e forças antes mesmo que você soubesse delas.

4. Decisões assertivas

Este talvez seja o melhor e maior benefício de uma ferramenta de BI: a certeza absoluta que o gestor tem sobre cada passo que dá. Não ter um norteador como o BI é como ir para uma floresta sem bússola ou celular. Você faz tudo na sorte, confiando que os dados que você coletou “do jeito que deu”, não tenham um zero a mais, um zero a menos e que uma informação de seis meses atrás sirva para algo. 

Além de dados precisos para a gestão, é possível extrair muitos insights através dos painéis de controle (dashboards) da ferramenta, que vão do “simples ato” de alterar um preço no momento certo até a identificação da melhor hora para uma expansão. Você consegue se imaginar tendo respostas inquestionáveis sobre o negócio para tudo e para todos?

5. Fim dos relatórios que nunca chegam e das planilhas que todo mundo pode editar

A comunicação entre os setores ainda é um desafio para muitas empresas, assim como ações que promovam a sinergia entre todos eles. Isso acontece porque muitas vezes a gestão depende de relatórios individuais de cada setor que são feitos de forma lenta, insegura e desatualizada.

Pode ser que os relatórios cheguem em momentos diferentes, com dados discrepantes e muita dor de cabeça. Porque eles são feitos a partir de dados inseridos pelos colaboradores, e não por dados coletados do sistema. Planilhas usadas para esse tipo de controle, como já mencionamos, aceitam qualquer coisa, aceitam erros, dados maquiados e muito mais. Já um BI não é passível de erros como esses, como a inserção de um valor errado, por exemplo, porque as análises são feitas a partir dos dados do sistema, sem intervenções humanas. 

Conheça o Viasoft Analytics

Quer conhecer de perto as transformações que uma ferramenta de BI é capaz de levar à sua empresa? Nós mostramos! Conversando com um de nossos especialistas em Business Intelligence, você saberá como esses benefícios vão ser aplicados na prática à sua rotina e conhecer empresas como a sua que já investiram em BI e estão colhendo os resultados desta decisão.

O Viasoft Analytics é resultado de uma profunda pesquisa sobre as principais necessidades dos gestores na hora de tomar decisões, por isso seus benefícios vão muito além que cinco, assim como seus dashboards: são seis dashboards. Os dashboards dizem respeito à análise de vendas e metas; análise de estoque; análise de compras; análise de fluxo de caixa; análise contábeis e análise de RH. Além dos incontáveis insights possíveis a partir do cruzamento de dados. 

Conheça a melhor ferramenta de BI do mercado agora mesmo: viasoft.com.br/analytics 

business intelligence

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!