Gestão guiada por dados: O guia completo para ter um BI na empresa

A gestão guiada por dados é um ativo essencial para gestores que desejam crescer e assumir a liderança de seus respectivos segmentos.

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

A gestão guiada por dados é um ativo essencial para gestores que desejam crescer e assumir a liderança de seus respectivos segmentos.

Tanto é verdade que, em detrimento do crescimento desenfreado das soluções tecnológicas, bem como da presença digital do consumidor, empresas que não analisam seus dados e não entendem o perfil de consumidor que atendem irão, aos poucos, perder espaço de atuação.

Isso porque seus clientes buscam soluções cada vez mais ágeis. Ou seja, ao comprar com você, ele espera ter todos os seus problemas resolvidos sem maiores transtornos.

É nesse contexto que contar com uma ferramenta de BI é um diferencial.

Continue a leitura para saber como transformar a cultura organizacional do seu negócio e começar a ter mais resultado.

O que é BI?

Também conhecido como inteligência de negócios, o BI pode ser definido como um conjunto de informações analisadas através da tecnologia personalizada para a empresa.

Ou seja, você analisa insights valiosos com base nos dados coletados de dentro das rotinas do seu negócio.

Assim, gestores estabelecem estratégias mais assertivas que consideram toda a realidade do negócio.

Afinal, com uma gestão guiada por dados você compreende com mais precisão os pontos que devem ser reforçados, os gastos a serem cortados e os investimentos a serem realizados.

No dia a dia de uma empresa, onde uma decisão errada pode representar um custo gigante que impacta negativamente o cliente, a tecnologia é uma funcionalidade primordial no sucesso das estratégias.

Ao monitorar e analisar dados, como entrada e saída, curva ABC e produtividade, os gestores aumentam a assertividade de suas ações, o que resulta em lucratividade e eficiência.

A gestão guiada por dados possibilita mais tomadas de decisão

Uma das qualidades mais importantes no segmento atual, que constitui uma grande oportunidade única para empresas que desejam liderar a área de atuação.

Isso porque utilizar o BI para guiar suas estratégias é sinônimo de ser uma empresa data driven.

Na prática, o termo se refere às empresas que guiam suas estratégias e cultura organizacional pelos dados. Ou seja, utilizam-se os dados e estatísticas para solucionar problemas tradicionais.

Com novas tecnologias e com a facilidade em acessar e armazenar dados, com um BI você analisa de forma mais acurada e propõe soluções que funcionam de verdade.

Ao guiar a sua gestão pela análise de dados é possível acessar ativos como:

  • Análise de vendas
  • Gestão de pessoas
  • Estoque
  • Fluxo de caixa
  • Análise de compras

Isso significa que é possível entender quando é mais vantajoso vender determinados produtos, quais fatores implicam na queda de produtividade da sua equipe e outros diversos dados.

Em outras palavras, com o poder da gestão guiada por dados você consegue fortalecer os atributos do seu negócio e desenvolver estratégias para diminuir o impacto dos pontos fracos.

Com uma tomada de decisão facilitada e um resultado mais assertivo, você testemunha em primeira mão o crescimento do seu negócio.

Como saber que você precisa de uma gestão guiada por dados?

Se você tem dificuldade em receber relatórios, não sente segurança em suas próprias decisões, ainda espera um pouco de sorte em alguns aspectos ou tem dificuldade de entender alguns dados é hora de implementar uma ferramenta de BI no seu negócio.

Antes de mais nada, você precisa ter segurança e certeza dos resultados postos à frente.

Quando você tem, à disposição, informações precisas e analisadas em tempo real, você consegue ter uma projeção precisa e assertiva do futuro, e sabe exatamente o que deve ser feito para atingir o seu objetivo.

Por que ter o BI Viasoft?

Com a ferramenta Viasoft integrada ao software de gestão, a sua gestão assume um papel holístico dentro de toda a ramificação de atividades do negócio.

Assim, a sua gestão tem mais eficiência em cada rotina, mais precisão em cada resultado e mais assertividade na mudança de rotinas.

Onde, ao mesmo tempo, é possível manter uma análise constante de todas as informações importantes do seu negócio.

Com uma gestão guiada por dados e o Viasoft Analytics como seu maior parceiro, você descobre o verdadeiro potencial do seu negócio.

Viasoft Analytics, a maior ferramenta para ter resultados

Assim, projetado por profissionais especializados em entender o que você precisa, o Viasoft Analytics é uma ferramenta completa para gestores que desejam assumir a liderança de seus segmentos.

Integrado ao ERP Viasoft ele fornece dados extremamente ricos que transformam sua gestão, fazendo com que suas decisões tragam resultados mais assertivos.

Em conclusão, chegou a hora de crescer e escalar de verdade, com a tecnologia Viasoft o seu negócio pode ir muito mais longe.

Entre em contato e saiba mais. A hora de evoluir é agora!

gestão guiada por dados

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!