Sazonalidade: Prepare as estratégias para lucrar nos feriados de 2022

A sazonalidade trazida pelas datas comemorativas e feriados celebrados no Brasil sempre se mostrou uma oportunidade única para gestores.

A sazonalidade trazida pelas datas comemorativas e feriados celebrados no Brasil sempre se mostrou uma oportunidade única para gestores venderem mais.
De promoção à campanha publicitária, condições exclusivas e tantas outras estratégias, esses momentos do ano se mostram super vantajosos para diversos segmentos do mercado.
Ainda, um contexto que todos os gestores devem considerar ao alocar suas promoções em datas sazonais é o receio do consumidor.
Por exemplo, segundo o site Mundo do Marketing, no Brasil somente 14% dos clientes tem confiança quanto as suas despesas daqui pra frente.
Porém, mesmo nesse cenário de incerteza, uma pesquisa extensa da Toluna revelou que 91% dos consumidores desejam experimentar novos varejistas e/ou lojas online.
Ou seja, as ações mais assertivas são aquelas que irão diferenciar você da concorrência, uma vez que a maior característica de diversos mercados é a intensa competição pela preferência do cliente.
Vai sair na frente quem melhor se preparar. Continue a leitura para saber como utilizar a sazonalidade ao seu favor.

Por que sazonalidade?

Antes de mais nada, segundo matéria publicada na Rock Content, canal referência em marketing digital, o termo sazonal nada mais é do que uma característica referente ao que acontece em determinada época.
Ou seja, a sazonalidade representa qualquer coisa que aconteça em um momento específico (como é o caso dos queridos feriados).
Sendo assim, por qual razão ela é vista como um grande ativo estratégico?
Tanto para comercializar produtos que fazem sentido em determinadas épocas do ano (como o panettone no Natal), quanto para promover festas e/ou eventos que aconteçam em determinados períodos.
Em suma, contar com um período do ano marcado por determinado contexto pode ser uma prática super bacana para atrair mais clientes e promover um relacionamento pautado na confiança e aumentar suas vendas através da entrega de resultados.

A sazonalidade em 2022

Neste novo ano que se aproxima, os principais feriados para ficar atento são:

  • Janeiro: 01/01, Ano Novo (sábado);
  • Fevereiro: 28/02 e 01/03, Carnaval (segunda e terça);
  • Abril: 15/04 Paixão de Cristo (sexta) e 21/04, Tiradentes (quinta);
  • Maio: 01/05, Dia do Trabalhador (domingo);
  • Junho: Corpus Christi, 16/06 (quinta);
  • Setembro: Independência do Brasil, 07/09 (quarta);
  • Outubro: Nossa Sra. Aparecida, 12/10 (quarta);
  • Novembro: Finados, 02/11 (quarta) e Proclamação da República, 15/11 (terça);
  • Dezembro: Natal, 25/12 (domingo);

Dependendo do seu ramo de atuação, é claro, algumas datas serão de maior relevância.
Por isso é tão importante manter um planejamento realmente efetivo, uma vez que seus esforços devem ser alocados justamente em seus pontos fortes, naquelas oportunidades de conquistar ainda mais clientes.
Além de apostar fortemente nas campanhas publicitárias, e divulgar suas condições com o máximo de eficiência, é preciso contar com um sistema de gestão especializado.
Isso justamente porque você precisa de um maior monitoramento de preços, e a possibilidade de realizar promoções com eficiência, sem prejudicar as rotinas do seu negócio.
Nesse sentido, além da sua organização, ao realizar ações sazonais é de se esperar que o movimento cresça, e consequentemente, seus vendedores precisarão de mais agilidade no acesso às informações, bem como mais eficiência para promover uma experiência de compra realmente eficiente.
Ou seja, contar com um software de gestão é uma prática que vai te proporcionar uma promoção que realmente faça sentido.

4 dicas para fazer seu planejamento estratégico

1) Análise

Antes de realizar uma promoção realmente assertiva, saiba qual é o contexto de atuação do seu negócio.
A partir das informações computadas, você enxerga com clareza os cenários que devem ser enfrentados e quais as possíveis soluções a serem aproveitadas em períodos sazonais.
Contando com um software de gestão especializado, integrado a um BI por exemplo, é a garantia de precisão dentro desses dados.

2) Filosofia

Acima de tudo, deixar a sua missão, visão e valores bem explicados para o target é uma parte essencial no planejamento para 2022.
Quanto mais você se posicionar, mais os seus objetivos serão coerentes e mais fácil o cliente vai se identificar com o seu negócio.
Um ponto importante a ser entendido é que a filosofia de uma empresa pode sempre mudar, de acordo com o contexto vivido por esta.
Cada momento é único, e a empresa não só pode como deve se adaptar a ele.

3) Objetivos

Qual a razão de criar esta ação promocional bem nesta data?
Primeiramente, essa talvez seja a etapa mais importante do seu planejamento estratégico para o ano que se aproxima, uma vez que seus objetivos precisam estar claros a todos os colaboradores da empresa.
Do mesmo modo, um plano B é extremamente necessário, caso as ações tomadas não surtam os efeitos esperados.
O maior exemplo da necessidade desse preparo considerando todos os pormenores foi a eclosão da pandemia, onde empresas que não tinham um planejamento sólido estiveram à beira até mesmo da falência.

4) Plano de Ação

Dessa forma, apesar de um cenário incerto, a empresa não pode parar, e isso é sinônimo um plano de ações conciso dentro do planejamento.
Bem como todos os projetos e processos devem sim passar por uma análise estratégica e redefinição de metas.
Com informações realmente precisas, por exemplo, você constrói planos de ação mais eficientes, que apresentem grande possibilidade de investimento.
Ou seja, com a sua empresa sempre se movimentando na direção de planejamentos realmente efetivos, é possível trabalhar com prognósticos mais favoráveis e implementar estratégias que farão toda a diferença na hora de aproveitar a sazonalidade em 2022.

Viasoft, a parceira certa para aproveitar a sazonalidade em 2022

Em conclusão, realizar promoções sazonais é uma prática muito mais fácil quando se tem um software de gestão especializado no seu segmento.
Afinal, com uma visão holística de todos os setores da sua empresa, e com os dados de todas as filiais centralizados em uma única solução, você controla mudanças, prevê resultados e aumenta sua lucratividade.
Há mais de 30 anos no segmento de software de gestão voltado ao melhor resultado das suas práticas, a Viasoft é referência em soluções assertivas que transformam todos os resultados da sua empresa.
Especialista em mais de 10 segmentos de atuação dentro do mercado, as soluções desenvolvidas pela Viasoft são projetadas por profissionais especialistas, que sabem exatamente o que você precisa para evoluir mais todos os dias.
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