Tendências de Business Intelligence (BI) para os próximos anos

Segundo números de participação de mercado de 2020 da IDC, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US$ 19,2 bilhões, mostrando crescimento de 5,2%, mesmo em um cenário de economia conturbada por conta da pandemia. Olhando para o futuro, espera-se que o crescimento do BI acelere à medida que as empresas se […]

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Segundo números de participação de mercado de 2020 da IDC, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US$ 19,2 bilhões, mostrando crescimento de 5,2%, mesmo em um cenário de economia conturbada por conta da pandemia.
Olhando para o futuro, espera-se que o crescimento do BI acelere à medida que as empresas se concentram na transformação digital e em maneiras mais inteligentes de usar os dados para impulsionar os negócios.

O Business Intelligence atualmente

O Business Intelligence passou por transformações significativas nos últimos anos e, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não está sendo substituído pela inteligência artificial. Ele se tornou mais eficiente e fácil de usar desde a mudança para a nuvem, utilizando IA e aprendizado de máquina incorporados aos seus recursos.
A pandemia acelerou a transformação digital na maioria das empresas e isso foi um fator vital para mantê-las competitivas e relevantes no mercado. 
De acordo com os resultados divulgados na 32ª Edição da Pesquisa Anual do Uso de TI, conduzida pela FGV, os principais projetos de TI nas empresas estão focados em Inteligência Analítica (Analytics), entendida como projetos de BI, BA e CRM, e ERP. Tais indicadores deixam evidente que as empresas brasileiras estão investindo na transformação baseada em dados. 
Conhecer algumas das tendências e considerar implementá-las pode colocar seu negócio em evidência em 2022. Por isso, separamos algumas das coisas que prometem ser o futuro da análise de dados. 

Tendências da utilização dos dados nos próximos anos

Business Intelligence baseado em nuvem – Cloud Computing

O futuro dos negócios está na nuvem e também é assim que o big data está se desenvolvendo. Quase todos os elementos de BI, incluindo fontes e modelos de dados, análises, armazenamento de dados e power computing, já são encontrados na nuvem. 
A nuvem é uma das principais tendências em BI, especialmente por causa da transformação das maneiras de se trabalhar, que inclui o trabalho remoto e híbrido. O BI baseado em nuvem possibilita que aplicativos e dados sejam acessados ​​em qualquer lugar e a qualquer hora. Os  serviços SaaS também estão se tornando mais populares e podem ser acessados ​​por meio de qualquer navegador da web, permitindo que dados, insights e respostas sejam acessados ​​a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

IA e Machine Learning

Uma tendência forte para o BI é a integração de IA e Machine Learning. Essa junção pode ser chamada de BI aumentado e tem o potencial de descomplicar todos os dados das empresas, dando conhecimento quase que ilimitado mesmo àqueles que não entendem de dados. 
Além disso, com Machine Learning é possível dar ainda mais assertividade ao BI, que pode identificar padrões, alertar e outras funções surpreendentes e importantes para os negócios. 

IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas)

O uso de IoT se tornará a norma, não a exceção. Exemplo disso é a disseminação de produtos como a Alexa da Amazon e todos os outros produtos ligados à ela. Às empresas, o uso de IoT é capaz de reduzir custos financeiros e de tempo gastos em resolver problemas originados em erro humano.. A IoT irá interconectar todos os aspectos do funcionamento do negócios, eliminando a necessidade de inserir dados repetidamente em vários aplicativos que não se comunicam entre si. 

Gerenciamento de Qualidade dos Dados (DQM ou Data Quality)

Qualidade de dados refere-se ao desenvolvimento e implementação de atividades que aplicam técnicas de gerenciamento de qualidade aos dados, a fim de garantir que os dados sejam adequados para atender às necessidades específicas de uma organização em um determinado contexto. Os dados considerados adequados para a finalidade pretendida são considerados dados de alta qualidade.

BI integrado ao ERP 

O BI integrado ao ERP torna possível a evolução do processo que acontece separado e desconectado para um processo sincronizado e unificado dos dados. O BI integrado pode ajudar as empresas a automatizar as etapas envolvidas em um processo de negócios, o que proporciona maior velocidade e melhor desempenho.
Confira nosso conteúdo sobre a integração de um BI ao seu ERP:

Mesmo que você veja os dados como um dos ativos mais valiosos da sua empresa, há uma boa chance de que você não os esteja usando tão bem quanto poderia. Com uma ferramenta de BI somada ao ERP, você tem a certeza de aproveitamento máximo de todo o seu poder e potencial em relação ao uso dos dados.
Como resultado, você poderá melhorar os principais processos de negócios à medida que aprende mais sobre o que funciona e o que não funciona. Outros benefícios que você pode esperar incluem:

  • Previsão de demanda mais precisa
  • Melhor visibilidade, rastreabilidade e conformidade
  • Melhor compreensão de sua cadeia de suprimentos e processo de
  • produção
  • Capacidade de identificar áreas para reduzir o desperdício ou acelerar
  • os tempos de ciclo
  • Acesso a atualizações em tempo real sobre problemas de qualidade

Conheça uma ferramenta de Business Intelligence que realmente entende de gestão e futuro

O Viasoft Analytics é uma ferramenta de BI desenvolvida pela Viasoft, empresa com mais de 30 anos de expertise e know-how na área de softwares de gestão. O Viasoft Analytics foi além de uma “simples estratégia de BI” e estudou a fundo as principais e maiores necessidades dos gestores na hora de tomar decisões, planejar estratégias, identificar oportunidades, localizar potenciais de receita, reconhecer tendências de mercados e outras necessidades. Foi um trabalho de mais de um ano de estudo sobre as regras de negócio das áreas atendidas e das melhores práticas de gestão para, entre outras coisas, entregar aos seus usuários um conhecimento profundo sobre seus clientes para que gestores e equipes atuem de forma mais assertiva e estratégica.
Dessa maneira, o Viasoft Analytics evita erros que podem acontecer antes, durante e após a implantação da ferramenta, maximizando os resultados que você pode obter através dela.
Saiba mais sobre a ferramenta acessando viasoft.com.br/analytics
Business Intelligence

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!