Em uma realidade acelerada, onde cada minuto conta dentro de uma gestão eficiente, a empresa que não conta com a gestão guiada um BI sofre grandes consequências.
Em outras palavras, é preciso garantir que suas estratégias tenham o máximo aproveitamento dentro de suas práticas, e isso só é possível quando você utiliza uma ferramenta voltada para isso.
Saber quanto a sua empresa vendeu, quais foram os produtos que melhor performaram e onde você pode implementar novas melhorias.
Esse é o propósito de um BI integrado ao seu software, e hoje vamos discutir como você precisa de todos esses benefícios para atingir melhores resultados.
O que é um BI especialista?
De forma simples, o Business Intelligence configura uma forma de transformar os dados gerados pelo seu negócio em inteligência de mercado, responsável por estratégias e decisões mais assertivas.
Imagine escolher onde cortar custos e fazer investimentos já sabendo quais resultados serão atingidos?
É essa previsibilidade, esse vislumbre do futuro do seu negócio que um BI proporciona. Mais do que saber o resultado, com um BI você enxerga exatamente qual caminho seguir.
Agora, com um BI especialista no seu negócio, esse resultado é potencializado ainda mais, uma vez que é possível traduzir o máximo potencial do seu negócio, com funcionalidades que fazem sentido.
Como funcionam as vendas e metas em um BI?
De certa forma, as empresas que utilizam a gestão guiada por dados podem ser chamadas de empresas data driven.
Nesse sentido, elas utilizam essa análise para direcionar suas decisões e otimizar resultados, principalmente no que tange ao setor de vendas e seu crescimento.
Com a análise de vendas, metas, giro de estoque e produtividade, os gestores têm na palma da mão todas as ferramentas necessárias para guiar estratégias.
Isso implica em práticas que aumentam as vendas, uma vez que é possível direcionar rotinas, analisar performances de produtos e ganhar escalabilidade nos resultados.
Como os 4 princípios do BI contribuem nas suas vendas?
1) Inteligência de mercado
Em um primeiro momento é preciso entender que gerir um negócio e entender suas nuances é estar em constante aprendizado.
Novas tendências surgem a todo o momento, o comportamento do consumidor se modifica e é preciso estar preparado.
Em outras palavras, nesse aspecto, contar com um BI para otimizar a sua inteligência de mercado faz toda a diferença.
Afinal, como o Business Intelligence é um processo permanente dentro da empresa, é importante utilizar esse potencial para entender como melhorar suas práticas.
Ou seja, esse é um ponto que deve aparecer constantemente em todas as práticas de gestão do negócio, uma vez que garante a assertividade das boas práticas de gestão.
2) Antecipação
Um dos maiores benefícios dentro de uma gestão guiada por dados é a possibilidade de estudar o mercado de forma mais assertiva, percebendo suas movimentações e entendendo quais tendências ganham mais força sobre outras.
Antecipar eventuais momentos de turbulência, onde suas ações serão cruciais para manter a operação rodando.
Ou, ainda, prever o crescimento e saber exatamente o que fazer para garantir que sua operação possa dar conta de tudo que precisa ser realizado.
3) Pesquisa
A base para uma estratégia eficiente é saber exatamente quais ações tomar para se atingir o resultado esperado.
Isso é possível através de pesquisas e análises de dados que, quando realizadas por um BI, se transformam em um ativo crucial na lucratividade da empresa.
Como a maioria das empresas atende diversos perfis de clientes e prospects, quando se utiliza um BI completo e se realiza pesquisas específicas é possível mapear as necessidades do cliente de forma muito mais precisa.
Como resultado você entrega uma experiência de compra mais otimizada e que fideliza clientes com mais facilidade.
4) Métricas e Indicadores
Por fim, vamos imaginar que o seu negócio é um navio cruzando os sete mares.
Para que você consiga fazer a viagem com segurança, precisa de indicadores: velocidade do vento, condições climáticas, se seus tripulantes estão preparados, etc.
Agora voltamos para o mundo real, e você precisa guiar o seu negócio por esse mercado cheio de oportunidades.
Como fazer isso? Através de métricas bem estabelecidas, analisadas de acordo com as necessidades do seu negócio.
Quando suas métricas são bem estabelecidas e você conta com um BI especialista no seu negócio, é mais fácil entender seus indicadores e quais atitudes são necessárias para se atingir o resultado esperado.
Entender o ticket médio, a taxa de conversão, índice de produtividade e tantas outras variáveis é essencial para que seu negócio ganhe escalabilidade.
Em outras palavras, entender isso com mais precisão é o que garante que suas vendas sejam mais assertivas, justamente porque as estratégias estarão alinhadas com a realidade do seu negócio.
Por isso é tão importante contar com o BI certo na hora de fazer negócio.
Escolha Viasoft Analytics
Concluindo, o grande segredo da usabilidade realmente eficiente de um BI é conseguir extrair dessa solução a maior quantidade de insights possível.
Quando você consegue entender o que está sendo mostrado na tela e entende como melhorar suas ações para conseguir resultados, o BI está cumprindo com êxito sua função.
Afinal, esse é o objetivo: mostrar exatamente qual caminho você deve seguir para atingir os resultados que deseja.
Com o BI da Viasoft integrado ao ERP, por exemplo, você tem uma solução que contempla todas as áreas importantes do seu negócio.
Ou seja, como resultado, você consegue projetar um crescimento robusto e exponencial, que transformará sua lucratividade.
Que tal evoluir de verdade e começar a alcançar os resultados que você sempre quis? Entre em contato e conheça todo o poder do Viasoft Analytics!