Para manter seu negócio competitivo, impulsionar o crescimento, garantir a melhoria contínua e aumentar os lucros, uma estratégia de BI (Business Intelligence) é essencial. Mas uma boas estratégia não envolve apenas tecnologia ou escolha da ferramenta certa. Como qualquer parte do seu negócio, o BI requer estratégia, planejamento, aceitação, execução e revisão contínua.
A necessidade do BI
O BI há muito tempo é visto como a chave para o crescimento dos negócios. A capacidade de coletar as informações certas, analisá-las e usá-las para a tomada de decisões assertivas faz parte do aprimoramento dos interesses de qualquer empresa. Quando você não conta com uma estratégia de BI você corre o risco de:
- Perder oportunidades de crescimento estratégico;
- Deixar de aproveitar a economia de custos;
- Decair na avaliação do cliente;
- Perder vantagem competitiva, entre outros.
Mas como começar a planejar e implementar uma estratégia de BI bem-sucedida na sua empresa?
Concentre-se primeiro em resolver os problemas
Ao criar sua estratégia, concentre-se primeiro em resolver um problema que você tenha no negócio ao invés de começar acumulando dados. Concentre-se em métricas que resolvem um problema e onde os dados estão localizados.
Trabalhando dessa maneira, sua equipe abordará as soluções de BI com curiosidade e uma mente mais aberta à novidade. Eles não irão procurar apenas uma resposta específica nos dados, mas irão considerar diferentes métricas que podem indicar como encontrar sua solução, criando fluidez no trabalho e o engajamento das pessoas na estratégia.
7 dicas para planejar e implementar uma estratégia de BI de sucesso
Portanto, uma estratégia de BI não deve ser tomada de qualquer forma ou de maneira precipitada. É importante ter toda a organização envolvida no suporte, implementação e uso. E para ajudar você nesse desafio, criamos um material com 7 dicas para ter sucesso no planejamento e implementação da sua estratégia. Baixe agora mesmo!