50% mais rotatividade: é o que você “ganha” por não ter uma equipe engajada.

 

As melhores empresas para trabalhar têm algo em comum: uma equipe engajada, que veste a camisa da empresa e dá o melhor de si em tudo que faz.

Mas é só isso? Com certeza, não.

_________________________________________________________

equipe engajada

Não deixe a concorrência te atropelar. Conheça o VIASOFT TALENTRH, a solução especializada em Gestão de Pessoas.

________________________________________________________

Ter uma equipe envolvida com a empresa significa que os colaboradores têm certa ligação emocional com o negócio, se sentem instigados, empenhados e comprometidos com o trabalho. E a consequência disso é não medir esforços para alcançar metas e objetivos.

Além disso, contar com uma equipe assim é ter a chance de criar um ambiente de trabalho saudável, que faz os melhores profissionais desejarem trabalhar para você e ainda evita altos índices de turnover na empresa.

Mas se a importância disso ainda não está clara para você, pense nisto: atualmente, há uma nova geração tomando conta do mercado profissional e se destacando muito. Mas quase metade dela está pronta para mudar de emprego a qualquer hora, em nome de novas oportunidades e experiências.

Se a sua empresa falhar em atrair e reter esses profissionais, pode preparar o bolso para rescisões recorrentes.

Então qual é a chave para manter a equipe engajada e produtiva?

 

1 Ter um propósito além das “simples” tarefas diárias

Fazer algo só por fazer nunca levou ninguém muito longe. Do mesmo modo, se seu time trabalha sem entender o motivo de cada “simples” ação no seu dia a dia, o resultado é um trabalho feito sem esforço e, muitas vezes, com pouca qualidade.

Mas deixar claro o propósito e o impacto das tarefas de cada um pode transformar o cenário. 73% das pessoas querem um emprego em que sentem que seu trabalho é importante! Então o que você está fazendo para dar a essas pessoas o que elas procuram e, de quebra, ter uma equipe engajada?

 

2 Proporcionar autonomia à equipe

Dar autonomia aos colaboradores não significa colocar em suas mãos todas as decisões da empresa.

Significa dar poder a eles para fazer seu trabalho da melhor maneira, testando novos meios, procedimentos e técnicas. E, além disso, poder de decidir sobre situações corriqueiras. Por que fazer seu time esperar você sair de uma reunião de 3h só para saber se pode, ou não, mandar um e-mail para um cliente?

Se quer ter uma equipe engajada, é melhor dar a ela mais liberdade e poder de decisão. Mesmo que seja sobre assuntos “pequenos”. Como consequência, você terá um fluxo de trabalho muito melhor.

 

3 Promover oportunidades de crescimento

Os melhores profissionais não procuram somente grandes salários, regalias no trabalho ou ambientes descontraídos e informais. Oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira são muito mais valorizadas.

Deixar seus colaboradores estagnados, além de minar as chances de ter uma equipe engajada, te deixa atrás da concorrência com colaboradores desatualizados e despreparados para o trabalho.

Além disso, nenhuma empresa se manterá no mercado sem inovação e evolução. E profissionais sem oportunidade de aprendizado têm menos chances de contribuir com isso. Por isso, lembre-se: se você não oferece oportunidades de desenvolvimento aos colaboradores, eles irão procurar isso em outro lugar – no seu concorrente, quem sabe.

 

4 Promover a conexão entre a equipe e a empresa

Os colaboradores nunca deveriam saber de coisas importantes para empresa através de fontes externas. Isso é tratar com descaso o seu time e deixar bem claro que as pessoas não são importantes para a empresa. Se quiser arruinar todas as chances de ter uma equipe engajada, continue com essa atitude.

Mas se quer um cenário diferente, mantenha sua equipe atualizada sobre o que acontece na empresa e deixe claro que o mais importante são as pessoas. Afinal, maquinário e instalação física da empresa não atingem resultado nenhum. São as pessoas que conquistam o sucesso do negócio.

 

Qual o papel da tecnologia para ter uma equipe engajada?

Os benefícios de uma equipe engajada vão além de “só” economizar com rotatividade. Significa ter vantagem no mercado com profissionais que entendem os objetivos do negócio e se esforçam para atingi-los.

Por isso, investir em uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas é uma decisão de evolução e crescimento. Com ela, é possível que os propósitos da empresa, políticas e processos estejam sempre acessíveis a todos, em tempo real, mantendo todos alinhados à visão do negócio.

Além disso, é possível incentivar a integração das equipes numa única plataforma, disseminando as informações crucias para o dia a dia das pessoas e incentivando o desenvolvimento constante através de feedbacks frequentes. Uma solução assim potencializa sua Gestão de Pessoas e coloca a empresa num novo patamar no mercado.

Está esperando o quê para conhecer a solução que transforma a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

gestão de compras

A gestão de compras depende da gestão do estoque e da integração de setores

Gestão de compras, quando efetiva, é estratégica. Mas não é possível gerir comprar sem excessos ou desperdícios sem integração dos setores e sem um controle de estoque...

Continue Lendo
estoque

Materiais para Construção: Evite prejuízos com a gestão de estoque

O estoque de uma empresa é dinheiro guardado por isso mesmo ele deve ser muito bem cuidado. Ele é importante para que a empresa consiga atender seus clientes de...

Continue Lendo
Controle de produção

Maximize o controle de produção otimizando seus planos de corte

Softwares que proporcionam total controle de produção: na indústria é sempre hora para falar sobre eles. Quando se fala em tecnologia o assunto acaba chegando em...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.