Sua loja de materiais de construção é realmente lucrativa?

Uma constante preocupação que está sempre nos planejamentos estratégicos é saber se a loja de materiais de construção é realmente lucrativa.

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Esta é uma constante preocupação que está sempre nos planejamentos estratégicos dos gestores de lojas de materiais de construção, uma vez que saber se a loja é realmente lucrativa.

Ter um número significativo de clientes dentro do estabelecimento é o objetivo de todos os gestores de lojas de materiais de construção, porém, para que isso seja uma realidade, é necessário estabelecer práticas que diferenciam o seu negócio da concorrência.

Hoje você vai descobrir como avaliar de forma assertiva se a sua loja de materiais de construção está lucrando como o esperado através de indicadores essenciais. Vamos lá!

Como saber se a loja de materiais de construção é lucrativa?

Que os indicadores são essenciais para uma gestão mais assertiva e efetiva você já sabe, mas na hora de analisar os resultados do seu negócio e entender se a sua loja de materiais de construção é realmente lucrativa, é necessário avaliar, especialmente:

Fluxo de caixa

Entender e controlar as movimentações financeiras é essencial para manter a sua loja ativa, entretanto, acompanhar somente o dinheiro que está entrando é um dos erros cometidos, por isso, registrar entradas e saídas, administrar recursos e investir em melhorias são todas práticas possibilitadas por um fluxo de caixa eficiente.

Para entender se a sua loja é realmente lucrativa, a partir da análise do fluxo de caixa, é necessário identificar:

Despesas: diferencie custos fixos de variáveis e desenvolva uma lista com todos esses números;

Contas a pagar: registre todos os gastos com impostos, funcionários, fornecedores e demais obrigações do seu negócio.

Contas a receber: evite atrasos no orçamento e monitore o pagamento, para analisar se as contas estão sendo pagas em dia.

Com esses indicadores, é possível diferenciar lucro e lucratividade e entender como está a saúde financeira do seu negócio: enquanto lucro é a sobra entre o faturamento e os valores gastos para que a sua loja funcione, o segundo é o resultado da divisão do lucro pelo faturamento, e esse resultado é o percentual de lucratividade.

Nesse sentido, contar com um software especializado faz a diferença na agilidade e assertividade desses relatórios, o que possibilita estratégias mais eficazes para deixar sua loja de materiais de construção mais lucrativa.

Capacidade dos colaboradores

Outro aspecto que merece atenção é a produtividade da equipe da loja de materiais de construção, uma vez que é fundamental verificar se o ambiente está estressante, e se a razão, ainda, pode ser uma demanda maior do que os funcionários podem suportar.

Entender o momento de contratar mais colaboradores – e, como consequência, vender mais – é um grande indicador de que a sua loja está lucrando como o esperado.

Acompanhe a qualidade no atendimento, de forma a compreender se não há filas, ou se o tempo de espera está dentro da normalidade e agilidade do seu negócio. Caso esses indicadores não sejam satisfatórios, pode ser que a demanda seja maior do que a capacidade de atendimento.

Aproveite para elaborar relatórios de horas trabalhadas, afinal, se a sua equipe está fazendo muitas horas extras, esse também é outro sinal para aumentar o seu quadro de funcionários.

Nesse sentido, contar com um software de gestão é essencial para automatizar a emissão de relatórios e monitorar a produtividade dos colaboradores, por isso, vale a pena também investir na tecnologia especializada para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Cross e up selling

Para determinar se a sua loja de materiais de construção realmente é lucrativa, entender os conceitos de cross e up selling é essencial.

Enquanto o cross selling é a venda agregada/cruzada, ou seja, quando o seu vendedor oferece um produto ou serviço que complementa aquilo que o cliente já está levando, o up selling diz respeito ao upgrade, nesse processo o cliente busca um determinado material e o seu vendedor tem um melhor para oferecer, uma alternativa com mais benefícios e uma relação custo-benefício mais vantajosa.

Com esses elementos em mãos, é possível compreender que esses sinais indicam que o negócio está pronto para aumentar o percentual de lucratividade e desenvolver um crescimento saudável.

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