Reduzindo custos no posto de combustível: 5 dicas infalíveis

Uma realidade cotidiana na vida de gestores de postos de combustíveis: a constante necessidade de otimizar investimentos e reduzir custos.

Combustíveis , Viasoft |
Por

Uma realidade que é quase cotidiana na vida de gestores de postos de combustíveis: a constante necessidade de otimizar investimentos e reduzir custos.

O controle financeiro de uma empresa, principalmente em um segmento extremamente competitivo como o de combustíveis, é essencial para o sucesso do negócio. Uma prática assertiva e precisa, nesse quesito, garante uma identificação assertiva de desperdícios e revela oportunidades de melhorias.

Em outras palavras, é preciso fazer um acompanhamento efetivo de todos os processos e analisar detalhadamente cada ação. Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto e conhecer 5 dicas infalíveis para otimizar a gestão de custos do seu posto de combustível.

Como reduzir os custos de verdade?

Elaborar estratégias dentro da gestão financeira é uma prática que precisa de precisão, certeza e agilidade. Nesse sentido, para reduzir custos de maneira efetiva, contar com soluções automatizadas faz toda a diferença.

Ainda, para que você reduza custos de forma eficiente e sem comprometer a produtividade do seu negócio, é essencial aplicar estas 5 dicas:

Conheça a saúde financeira

Comece pelo principal, que é identificar todos os custos. Revise orçamentos, analise gastos com relação a entrada e saída e verifique se há pontos de desperdício de verba. 

Essa parte pode parecer exaustiva, mas é extremamente essencial realizar esse levantamento, pois são os dados oriundos dessas análises que demonstram quais custos você deve cortar, quais devem ser reduzidos e quais, infelizmente, não podem ser mexidos.

Isso é sinônimo de mais confiança e certeza na tomada de decisão dentro da sua gestão.

Converse com colaboradores

Essa é uma parte importante, uma vez que seus colaboradores podem oferecer insights valiosos e opiniões assertivas na hora de reduzir custos.

Além disso, deixar a equipe consciente a respeito de cortes e da economia que deve ser realizada, bem como a importância dessa atitude para o bem-estar do seu posto de combustível, por exemplo.

Estimule o consumo consciente de água, energia e descartáveis e implemente processos automatizados que reduzem o desperdício.

Aposte na renegociação

Renegociar com fornecedores é uma prática assertiva na redução de custos, e não pode ser deixada de fora da sua estratégia.

Obter melhores condições de pagamento, a redução de preços ou até mesmo o mesmo preço com uma quantidade menor faz toda a diferença para otimizar seus investimentos e reduzir desperdícios.

Ainda, se há pendências em pagamentos (que resultam em juros) elas podem ser negociadas objetivando a redução das taxas ou condições mais flexíveis para quitar.

Planeje estoques

Além do combustível, é essencial que postos vendam óleos e lubrificantes, por exemplo, para garantir um atendimento eficiente que resolva todas as necessidades do cliente.

Ou seja, quando se menciona o planejamento de estoque, é necessário que ele contemple todos os produtos, incluindo até mesmo os produtos oferecidos na conveniência.

Esses estoques precisam ser controlados, visto que produtos parados por muito tempo e sem rotatividade representam um grave prejuízo, pois vencem antes de serem comercializados.

Logo, o ideal é controlar o mix de produtos que estão saindo e planejar melhor as compras e reposições.

Automatize processos e invista na tecnologia

Por fim, vem a necessidade de manter os investimentos em operações assertivas e na tecnologia especializada, mesmo que, para reduzir custos, você decida cortar alguns investimentos.

Isso porque no caso de um software de gestão especializado, por exemplo, você aproveita benefícios únicos e reduz custos de forma mais assertiva.

Ou seja, com um software de gestão é possível agilizar a execução de processos, reduzir erros, ter informações mais confiáveis e ágeis e, ainda, reduzir desperdícios de toda a operação.

Emita relatórios, analise períodos de tempo e compare dados e resultados do seu posto de combustível, tudo com a confiança e eficiência do software certo para sua operação.

Reduza custos e otimize investimentos com o Viasoft Petroshow

Tenha no seu posto de combustível uma ferramenta completa e orientada às melhores práticas de gestão, para reduzir custos e atingir resultados de uma forma única e mais precisa.

Entre em contato e conheça todas as funcionalidades do Viasoft Petroshow. Tenha uma gestão mais assertiva e alcance resultados mais expressivos e lucrativos.

custos

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!