Posto de combustível: é possível cortar custos sem perder a qualidade?

O corte de custos é uma das práticas que mais preocupa os gestores de postos de combustíveis em vista da perda da qualidade.

Combustíveis , Viasoft |
Por

O corte de custos é uma das práticas que mais preocupa os gestores de postos de combustíveis, uma vez que a grande preocupação é a perda da qualidade do atendimento e dos serviços prestados, e falando de um mercado extremamente competitivo como o de postos de combustíveis, realizar cortes é sempre um fator a ser considerado com calma.

Porém, o corte de custos pode sim ser uma oportunidade para economizar e adequar novos investimentos na sua equipe, causando mudanças positivas na administração financeira e de pessoas.

Ou seja, é possível sim cortar custos sem afetar a qualidade e eficiência do seu posto de combustível, olha só!

Saiba a hora certa de cortar

Quando gestores pensam em cortar custos, geralmente o primeiro pensamento que vem à cabeça é a crise econômica, pois é nesse cenário que a maioria dos gestores precisam tomar medidas para amenizar prejuízos e garantir o bem-estar dos negócios.

Porém, a crise não pode – e não deve – ser o único momento onde a estratégia de cortes é utilizada. Afinal, esse corte não pode ser visto como uma medida paliativa para a salvação, mas, sim, como uma estratégia de renovação do posto, uma oportunidade de realizar melhorias e novos investimentos.

Na hora de realizar cortes, antes de mais nada, é preciso analisar todas as áreas do seu posto de combustível e ter certeza de todos os gastos e todas as movimentações do seu fluxo de caixa, e é muito importante que nenhuma despesa fique fora dessa conta: fornecedores, salários, impostos, contas fixas e variáveis, aluguel, entre outros.

Ter esse controle em mãos, com dados precisos e confiáveis, é mais fácil quando há uma ferramenta de gestão no seu negócio. Um software especializado consegue demonstrar facilmente todas as movimentações financeiras, fornecendo dados extremamente ricos que auxiliam na hora de estabelecer cortes.

Ainda, é possível, com a mesma ferramenta, conferir estoques de produtos, produtividade de funcionários, PDV e outras informações essenciais na hora de estabelecer como melhorar seus investimentos e reduzir custos.

Corte sem perder

Realizar os cortes necessários e manter a qualidade do serviço prestado é uma tarefa que exige muita dedicação e análise de dados do seu negócio, uma vez que os resultados de uma estratégia de corte é visto após alguns meses, depois que sua equipe tenha se adaptado.

Com um software de gestão na sua operação é possível ter dados mais precisos e assertivos em mãos, e além de ter uma visão mais ampliada do seu posto de combustível, é possível entender se há alguma operação sendo negligenciada dentro dos registros.

Por isso, é mais fácil realizar um planejamento financeiro, com metas assertivas envolvendo todas as movimentações, que forneça as condições necessárias para realizar ações como mudanças na cultura organizacional, corte de funcionários, reformas, controle de estoque e dispensa de produtos com baixa procura e baixa lucratividade, o que também otimiza a negociação com fornecedores.

Também pode ser hora de investir

Ao fazer o planejamento financeiro e entender onde deve ou não ser cortado, você também pode realizar novos investimentos que trarão bons retornos no médio e longo prazo.

Aparelhos antigos, geralmente, costumam consumir mais energia e render menos, então apostar na modernização tanto da estrutura quanto dos processos do seu posto de combustível é uma boa estratégia para evitar custos futuros.

Ainda, investir em softwares de gestão, por exemplo, é um dos maiores investimentos que podem ser feitos na hora de modernizar seu posto e evitar custos, uma vez que gerenciamentos obsoletos não se adequam mais às demandas do dia a dia corrido, e com a agilidade que o um software proporciona, é possível melhorar seu atendimento, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Otimize a gestão financeira do seu posto de combustível com Viasoft Petroshow

Com Viasoft Petroshow você acessa funcionalidades especializadas, projetadas especialmente para que a gestão do seu posto de combustível seja mais assertiva, otimizada e eficiente.

Aposte na gestão otimizada e conquiste um resultado único com uma ferramenta feita por quem sabe entender o que você faz. Entre em contato e revolucione o seu negócio com Viasoft Petroshow!

custos

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!