O que fazer para promover a saúde do colaborador nos postos de combustíveis?

Dentro da operação de combustíveis é fundamental que as estratégias sejam pautadas também na manutenção da saúde do colaborador.

Combustíveis , Viasoft |
Por

Dentro da operação de combustíveis, assim como em todos os outros segmentos, é fundamental que as estratégias sejam pautadas não somente na produtividade, mas também na segurança e no bem-estar. Ou seja, é preciso resguardar a saúde do colaborador.

É preciso prezar pela boa interação da equipe, criar um ambiente saudável para compartilhamento de ideias, opiniões e reclamações, além de cuidar do ambiente físico, promovendo sempre a segurança do local de atuação.

Continue a leitura para descobrir como melhorar as relações no ambiente de trabalho, assegurar a saúde de seus colaboradores e contribuir diretamente para o aumento da produtividade.

Como promover a saúde do colaborador?

É fato que todo o gestor desenvolve estratégias tendo em mente a produtividade de seus colaboradores, entretanto, para que essa produtividade seja assertiva, de acordo com o contexto vivido pela operação, os gestores também precisam demandar esforços para a manutenção de um ambiente saudável.

Sendo assim, é possível elencar 4 práticas que garantem o bem-estar da equipe e otimizam o local de trabalho.

Garanta a saúde física e mental

Promover atividades que garantam o bem-estar físico e emocional de seus colaboradores é essencial dentro de uma estratégia humanizada.

Estimule a prática de atividades físicas, ofereça convênios com planos de saúde, promova palestras sobre a importância do cuidado e da saúde no trabalho e avalie constantemente se as práticas surtem efeito.

Ainda, investir em uma área de descanso convidativa é essencial para que seus colaboradores se sintam não somente acolhidos, mas possam descansar com conforto.

Cuide da segurança

Fique atento aos itens de segurança exigidos e confira a conservação de bombas, equipamentos para oficina e áreas de caminhões. Ainda, contar com sistemas de monitoramento e alarmes também é importante.

Nesse contexto, seus colaboradores precisam usar tanto o uniforme completo quanto os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Reforce isso com seus funcionários todos os dias, uma vez que a segurança é primordial para tranquilizar a equipe e evitar acidentes.

Seja flexível

Procurar o diálogo e compreender todos os lados antes de dar uma ordem ou cobrar alguma atitude da equipe demonstra não somente a importância da opinião dos colaboradores, mas, também, denota a maturidade e eficiência da sua gestão.

Avalie as necessidades do seu negócio, promova a constante mudança e inovação, aperfeiçoe e otimize processos e ofereça práticas ágeis e otimizadas na resolução de problemas e no desenvolvimento de todos os colaboradores.

Preserve o ambiente

Promova um ambiente agradável, iluminado, limpo e bem organizado no seu posto de combustível. Fornecer um ambiente propício para uma rotina agradável pode ser uma estratégia extremamente assertiva para otimizar a produtividade do seu colaborador.

Cuide da limpeza da loja de conveniência, ofereça uma cozinha agradável e confortável, banheiros masculinos e femininos limpos e conservados e invista na segurança, optando por armários com cadeado para guardar objetos pessoais.

Atitudes como essa e todas as outras práticas mencionadas são o que fazem a diferença na vida do seu colaborador, uma vez que ele se sente acolhido e motivado a trabalhar com eficiência.

Como a tecnologia especializada pode ajudar?

Ter um software de gestão completo é a resposta para que a sua gestão possa ser mais assertiva nas estratégias envolvendo a saúde do seu colaborador. Como é possível monitorar indicadores de produtividade, mapear eventuais erros na gestão e propor melhorias fica muito mais fácil.

Ainda, propor premiações de acordo com atendimento e/ou outro indicador que faça sentido dentro do seu negócio é mais fácil, uma vez que a análise de dados permite comparar lucratividade, produtividade e diversos outros fatores que vão revolucionar a sua gestão.

Com Viasoft Petroshow é mais fácil gerenciar o seu posto de combustível

Com um software de gestão otimizado e orientado às melhores práticas e estratégias é possível promover um ambiente humanizado e assertivo para a atuação profissional dos seus colaboradores.

Conte com análise de dados, monitore rendimentos, resultados e promova práticas automatizadas que vão revolucionar seus resultados.

Chegou a hora de mudar de verdade com Viasoft Petroshow. Entra em contato e saiba mais!

saúde

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!