Frota otimizada: Como ter mais produtividade com menos combustível?

Em um contexto de constante instabilidade, é necessário estabelecer estratégias de assertivas para que o uso do combustível seja otimizado

Combustíveis , Viasoft |
Por

Em um contexto de constante instabilidade de preço, é necessário estabelecer estratégias de gestão assertivas para que o uso do combustível seja mais otimizado, o que é sinônimo de uma produtividade maior em menor tempo.

Nesse contexto, desenvolver práticas que priorizam a economia do consumo de combustível da sua frota não somente tem um resultado financeiro positivo, mas também, torna possível a otimização de investimentos e a busca por resultados mais expressivos.

Continue a leitura para descobrir quais as melhores formas de economizar combustível com a sua frota.

Quais as melhores maneiras de economizar combustível?

Com uma estratégia bem embasada, que leve em consideração todas as operações dentro da otimização da frota, é possível elencar 4 práticas que otimizam o uso do combustível. Olha só:

Realizar a revisão e manutenção no tempo certo

Para garantir o funcionamento efetivo e nenhum imprevisto, é preciso que a revisão e manutenção da frota seja feita de forma correta e no tempo previsto.

Quando esses processos são realizados de forma assertiva, os problemas mecânicos são evitados, o que incide na redução tanto de problemas mecânicos quanto do consumo de combustível.

Contar com ferramentas assertivas que automatizam esse controle é o que torna a economia de combustível um processo diário dentro da gestão. Por isso, investir em ferramentas tecnológicas é essencial.

Dedique uma atenção especial aos pneus

Quando os pneus estão murchos, além do excesso de peso, o veículo exige mais da parte mecânica, e além de facilitar a ocorrência de erros e desgastes, o consumo de combustível aumenta, o que incide diretamente no planejamento financeiro e causa prejuízo.

Pneus bem calibrados otimizam o desempenho do veículo e reduzem esse consumo. Contar com ferramentas especializadas, ainda, torna esse controle mais efetivo, uma vez que é possível registrar trocas de pneus e ter o controle de como fazer com que eles durem mais.

Atente-se ao peso carregado

Exceder a carga do produto, além de ser ilegal e uma prática extremamente perigosa, aumenta exponencialmente o consumo de combustível e exige muito do motor e coloca a integridade do veículo em risco.

Para evitar que peças estraguem e seja necessário realizar uma manutenção antes do previsto, é preciso ficar atento aos pequenos detalhes que garantem a segurança da frota.

Tenha rotas mais otimizadas

A distância entre os locais de carga e descarga pode ser encurtada e otimizada quando você dispõe de ferramentas otimizadas e orientadas às melhores práticas de gestão, uma vez que é possível evitar estradas ruins, impedir atrasos e otimizar o consumo de combustível.

Viasoft Petroshow, a ferramenta certa para otimizar a gestão de combustível da frota

Desenvolvido por quem é especialista em entender o que você faz, o Viasoft Petroshow é a ferramenta mais completa para deixar a gestão da transportadora mais assertiva e otimizada.

Tenha tudo que você precisa para transformar seus resultados e aumentar a sua lucratividade de uma forma única. Entre em contato e descubra o verdadeiro poder que a sua gestão pode ter.

combustível

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!