Como usar a gestão de estoque como estratégia através de uma ferramenta de BI

O estoque representa um dos maiores custos para diversos segmentos de negócio e também representa boa parte do trabalho a ser feito, que envolve mantê-lo e organizá-lo de forma que dê suporte aos clientes e às vendas, ele pode facilmente representar 40 a 50% dos investimentos de capital de uma empresa. Uma gestão de estoque […]

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

O estoque representa um dos maiores custos para diversos segmentos de negócio e também representa boa parte do trabalho a ser feito, que envolve mantê-lo e organizá-lo de forma que dê suporte aos clientes e às vendas, ele pode facilmente representar 40 a 50% dos investimentos de capital de uma empresa. Uma gestão de estoque eficiente dá às empresas a capacidade de aumentar seu retorno sobre o investimento sem comprometer os níveis de serviço. Afinal, cortar recursos que impactam seus clientes — como cortar estoque para cortar custos levando a atrasos no envio — causa mais problemas para a empresa do que solução. No artigo abordaremos sobre como uma ferramenta de BI é capaz resolver tudo isso. 

Mas, ajustar o “tamanho certo” de estoque, onde haja aproveitamento máximo de espaço e recursos com o mínimo de custos e sem comprometer o serviço, pode ser impossível quando não há uma gestão de estoque efetiva e uma visão completa sobre os produtos disponíveis ou, ainda, se as ferramentas para isso não forem as corretas. Essas ferramentas são essenciais para segmentar estoques e construir planos estratégicos que levam em consideração a variação da demanda, a confiabilidade do fornecimento e a vida útil do produto.

Os impactos e benefícios da ferramenta de BI na gestão

A chave para melhorar os níveis de estoque é implementar uma estratégia de BI. Com uma ferramenta de BI implementada, as empresas podem:

  • Controlar de custos de estoque;
  • Melhorar os níveis de serviço com a disponibilidade certa do produto;
  • Gerenciar melhor seus ativos de inventário;
  • Impedir o acúmulo de itens sem vazão;
  • Otimizar o uso dos recursos que já têm.

A ferramenta de BI permite que as empresas classifiquem seus produtos com base na análise ABC. A análise ABC identifica quais itens têm um impacto significativo no custo geral do estoque, ao mesmo tempo que fornece os meios para identificar diferentes categorias de estoque que exigirão diferentes tipos de gerenciamento e controles. Essas informações podem ser usadas para definir metas de estoque com base em esquemas de classificação e para identificar estoques excessivos ou desatualizados.

Além disso, as empresas podem aproveitar a ferramenta de BI para planejar e otimizar com precisão seu estoque com base no histórico de vendas, remessas, pontos de venda e outros dados de desempenho, como tendências e mudanças no comportamento dos consumidores. Ao compreender a divisão do estoque, os gestores podem ficar de olho nos níveis de estoque de produtos para que nenhum item essencial no mix de produtos caia abaixo do mínimo. Isso ajuda a garantir que a empresa sempre tenha uma quantidade mínima em estoque para garantir entregas ágeis. 

Dados e insights que você pode ter

A ferramenta de BI certa é capaz de proporcionar dados e insights como: 

  • Total de itens armazenados;
  • Curto do estoque por filial;
  • Curto do estoque por marca;
  • Comparativos de compras vs. vendas vs. estoques;
  • Análise de informações do ciclo operacional;
  • Visualização das necessidades a curto, médio e longo prazo, entre outros.

Com essas informações, os gestores têm tudo que precisam para prever as necessidades de reabastecimentos e garantem que seus níveis de estoque estejam exatamente onde precisam estar o tempo todo. Além disso, todas as informações são atualizadas diariamente, entregando nas mãos dos gestores uma visão panorâmica e em tempo real do negócio. 

Essa visibilidade sempre atualizada garante o monitoramento de desempenho e alertas automáticos quando ocorrem variações ou eventos inesperados, ajudando os gestores a tomarem melhores decisões operacionais, minimizando os custos e tempo relacionados ao gerenciamento de estoque e otimizando o desempenho da empresa como um todo. 

Conheça uma ferramenta de BI completa para as suas necessidades: o Viasoft Analytics

A ferramenta de BI da Viasoft é resultado de um profundo estudo de mais de um ano sobre as principais necessidades e desafios dos gestores na hora de tomar decisões. A partir dos principais pontos identificados por gestores de diferentes áreas, foram desenvolvidos 5 dashboards: Análise de Vendas e Metas; Análise de Estoque; Análise de Compras; Fluxo de Caixa; Análise de RH.

Através das informações coletadas pelo ERP (Agrotitan, Construshow, Forlog e/ou Petroshow), o Viasoft Analytics trata os dados e apresenta, através de painéis claros e de fácil assimilação, gráficos, porcentagens, comparativos e insights valiosos para a gestão.

Saiba mais sobre o Viasoft Analytics em viasoft.com.br/analytics

ferramenta de BI

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!