9 box: como usar o Nela para a gestão de desempenho com o método

O método 9 box é uma conhecida ferramenta de gestão de talentos em que os colaboradores são divididos em nove grupos, de acordo com seu desempenho e potencial. Ao avaliar o desempenho dos colaboradores, os líderes costumam prestar atenção a duas coisas.  O quão bem os colaboradores estão se saindo hoje; Quão bem eles estarão […]

O método 9 box é uma conhecida ferramenta de gestão de talentos em que os colaboradores são divididos em nove grupos, de acordo com seu desempenho e potencial. Ao avaliar o desempenho dos colaboradores, os líderes costumam prestar atenção a duas coisas. 

  1. O quão bem os colaboradores estão se saindo hoje;
  2. Quão bem eles estarão no futuro (ou seja, o nível do seu potencial de crescimento). 

Colaboradores que possuem um ótimo desempenho e se saem bem em suas funções, mas têm pouco potencial de crescimento, são ótimos para ter em sua equipe, assim como aqueles que têm um ótimo desempenho e grande potencial. No entanto, funcionários de baixo desempenho com baixo potencial de crescimento exigirão muita atenção da administração e provavelmente não melhorarão. E isso requer uma abordagem diferente para que seja identificado. O método 9 box fornece uma estrutura que ajuda a gerenciar todos os funcionários de uma organização. 

Benefícios do 9 box

Permite que você configure as coisas rapidamente

O 9 box permite uma rápida configuração e uso. Você pode organizar e reorganizar os colaboradores rapidamente dentro de seus grupos de talentos. 

Incentiva o diálogo

Como profissional de RH, você sem dúvida entende as dificuldades de avaliar o desempenho dos colaboradores e avaliar os diferentes grupos de talentos dentro de sua empresa. Avaliar com assertividade o potencial dos colaboradores e identificar líderes em potencial é desafiador. 

O 9 box também pode ajudar nesse aspecto: ele serve como estrutura para discussão com gerentes e líderes sobre talentos e incentiva conversas importantes que dificilmente aconteceriam sem ele. Os líderes podem identificar coletivamente os pontos fortes e fracos dos times. 

Destaca oportunidades de desenvolvimento ou necessidades de treinamento

Outra coisa que se torna mais fácil com o método é a identificação dos pontos mais fracos no time. Colaboradores com um alto potencial, mas com baixo desempenho, podem precisar de motivação e especialização, através de mentoria ou uma mudança de posição dentro da empresa, por exemplo. Os candidatos constantemente atribuídos à caixa de baixo potencial e baixo desempenho precisarão de uma estratégia diferente e podem exigir uma investigação mais aprofundada e o método pode contribuir para decisões melhores sobre o manejo dessas dificuldades. 

Veja como o Nela ajuda você a colocar o 9 box em prática

O Nela é uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho completa para solucionar cada um dos seus desafios. O Nela oferece a você a possibilidade de colocar o método 9 box em prática de maneira eficiente. Veja como a plataforma faz isso assistindo ao vídeo gravado por um especialista da Viasoft em gestão de pessoas: 

Conheça o Nela

O Nela é uma solução Viasoft, empresa com mais de 30 anos de expertise e know-how, e é completa para todas as necessidades de líderes, liderados, times e RH quando se trata de performance e resultados, com funcionalidades e ferramentas como PDI, PDE, People Analytics, Leadership Mentoring Habitus (I.A.), gestor de projetos, ferramenta de chat individual ou de equipe e feed de notícias, comunicados e muitos mais. O Nela é capaz de ajudar empresas, independentemente de seu tamanho, a alcançarem altos níveis de eficiência e produtividade dos seus times.

Saiba mais acessando nela.com.br

9 box

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!