O varejo brasileiro não recebeu o autoatendimento de braços abertos, mas o consumidor sim. Pesquisa recente do IBOPE Conecta mostrou que 87% dos internautas gostariam de usar self-checkout na hora de pagar por suas compras e ir para casa.

Já falamos aqui, que o cliente gosta de ter experiências boas na hora da compra, mas na hora de pagar ele já não quer mais nada além de ir embora. Só que com o autoatendimento a coisa muda de figura, conforme responderam os internautas à pesquisa: sempre conectado e resolvendo os problemas sem ajuda de ninguém além da internet, o consumidor encontra no autoatendimento a experiência de autonomia que é bem aquela que busca em qualquer tipo de compra hoje.

No entanto, os comerciantes brasileiros têm vários tipos de resistência à tendência que é obsessão no mundo inteiro, a principal delas é pela questão da segurança, que de nenhum modo é infundada, já que mesmo as frentes de caixa convencionais não ficam imunes às altíssimas taxas de furtos e fraudes que ocorrem nos supermercados diariamente. Contudo, inovar é o maior diferencial competitivo do varejo atualmente, os números do nosso mercado de ações provam isso, como você pode ver nessa matéria.

 

Apostar no autoatendimento ou prezar pela segurança?

 

________________________________________________________________________

Autoatendimento

Autoatendimento seguro para o seu supermercado. Conheça todas as possibilidades que o VIASOFT VIASUPER tem a oferecer.

________________________________________________________________________

 

Porém, enquanto muitos travam pela questão da segurança, o autoatendimento segue evoluindo nos centros comerciais mais avançados do mundo e, até no Brasil, embora em menor escala.  Com uma preocupação que já é outra: como identificar o cliente antes mesmo de ele chegar ao caixa.

 

O futuro nos reserva supermercados sem nenhum tipo de caixa

 

A iniciativa em identificar o cliente dentro da loja é justamente pela preocupação com a segurança, mas motivada por uma tendência ainda mais avançada que o autoatendimento: o fim do pagamento no espaço físico. A Amazon pretende consolidar seu novo modelo de lojas em que o cliente já é identificado ao entrar e, sem precisar passar por filas e nenhum tipo de espera para poder pagar, ele sai levando aquilo que deseja, mediante cobrança automática realizada por tecnologias que interagem com seus cartões de crédito e conta bancária através do seu smartphone.

É muito provável que essa técnica ainda demore bastante para chegar ao Brasil, mas isso apenas serve para mostrar como é o futuro, e que o varejo e as experiências de compra caminham num único sentido: dar mais confiança e autonomia ao consumidor.

 

Para quem ainda resiste ao autoatendimento:

 

Então, se você pensa que o autoatendimento é uma tendência passageira, talvez esteja certo, mas por um motivo muito diferente do que aquele em que você acredita: o autoatendimento tem muito para ser apenas um processo de transição para a total abolição dos caixas em supermercados e todo tipo de varejo. E num mundo em que existe Uber, Ifood e bitcoins, não dá mais para duvidar dos avanços da tecnologia para o consumo.

 

Então, que tal parar de adiar e dar logo uma chance ao autoatendimento?

 

Os sistemas desse tipo de caixa já estão muito mais avançados em questão de segurança com balanças e sensores que não permitem que ninguém saia sem pagar pelo que pegou. E o rearranjo de espaço que você tem que realizar para implantar o self-checkout, é totalmente compensado pela eliminação das filas no seu estabelecimento, um fator que estimula o consumidor a comprar mais, porque muitas vezes na espera da finalização da compra, ele desiste ou tira coisas do carrinho. Com a rapidez e empolgado com a experiência do autoatendimento, o consumidor até leva mais itens do que ele queria de início.

Quer saber mais sobre autoatendimento com uma ferramenta que tem o que há de tecnologia de ponta para o self-checkout?

Acesse o site do VIASOFT VIASUPER.

Que tal descobrir qual é a melhor forma de implantar essa ferramenta no seu supermercado? Preencha esse formulário: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/  e alguém da nossa equipe liga para você, tira todas as suas dúvidas e agenda a demonstração.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

gestão integrada de postos

Gestão integrada de postos de combustíveis: torne seu poder centralizado

Um dos maiores problemas enfrentados por redes de postos é o tempo que leva para aplicar qualquer ação em todos os postos. Quando não há integração entre os postos,...

Continue Lendo
Controle de estoque

Seu controle de estoque pode ser sua principal estratégia de vendas

O mercado da construção civil ainda coloca em primeiro lugar os investimentos no técnico-estrutural, isto é, a engenharia e a própria mão de obra. Mas cada vez mais se...

Continue Lendo
Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.