Novo lançamento da série que retrata a relação da sociedade com a tecnologia de forma sombria veio ao ar hoje na Netflix.
A forma como a série aborda a influência da tecnologia na vida das pessoas chama atenção de varejistas e consumidores que já encontram nos supermercados e demais pontos de venda em outros segmentos, vários mecanismos que facilitam e incrementam a experiência da compra para ambos os lados.
São frequentemente abordadas a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas, ambos recursos que têm se consolidado no varejo e, que todos os especialistas apontam como tecnologia que não só será fundamental para a condução de empresas, mas também para o cotidiano de cada pessoa.
Quais são as soluções em tecnologia para o varejo que fazem lembrar Black Mirror?
_____________________________________________________________________
Tudo em soluções em tecnologia para gestão de supermercados você encontra aqui.
_____________________________________________________________________
A expressão “isso é muito Black Mirror” se tornou frequente para descrever algo real que se relaciona com a série e indica algum uso da tecnologia que até pouco tempo atrás não se imaginava.
Encontramos alguns projetos implantados no varejo que podem se encaixar na expressão.
A Tecnologia das “abelhas robôs” do Walmart
O Walmart, uma das maiores redes varejistas do mundo, registrou pedido de patente, em março desse ano, para autenticar uma tecnologia de drones polinizadores. A ideia é que esses robôs autônomos carreguem pólen de uma planta a outra guiados por sensores, de modo a não aplicar a técnica em plantas repetidas e aumentar a produtividade.
Isso ajuda na produtividade da agricultura para o fornecimento dos produtos da marca própria, nesses últimos anos em que os polinizadores naturais têm sofrido uma redução devido às condições adversas do tempo.
A tecnologia de reconhecimento facial do Alibaba
A rede de supermercados associada a grande varejista chinesa Alibaba oferece checkout com reconhecimento facial. As vendas são vinculadas a uma plataforma de pagamentos própria e, por isso basta que os clientes digitalizem o rosto no mecanismo disponibilizado pela empresa, que o pagamento é transacionado e o pagador, reconhecido.
A tecnologia da Amazon Key
É claro que a Amazon, maior varejista virtual do mundo, não poderia faltar em qualquer lista desse gênero. O Amazon Key é um serviço desenvolvido pela empresa para abrir a porta da casa dos consumidores para os entregadores. Com o trabalho da Amazon Cloud Cam e um bloqueio inteligente, os membros Amazon Prime adquirem a ferramenta que para ser usada, basta que cada usuário baixe o app da empresa.
Quando o entregador chega à casa, ele digitaliza o código de barras do pacote cuja informação chega a nuvem da Amazon que verifica se ele está no local certo e hora prevista.
Graças a todas essas soluções em tecnologia, portanto, hoje é possível potencializar cultivos e plantios por drones, máquinas reconhecerem rostos de clientes e realizar transações referentes a pagamentos, e também entregadores de compras serem reconhecidos e poderem deixar a encomenda dentro da casa mesmo sem ninguém estar lá, e tudo em plena segurança.
Isso e muito mais é possível com o avanço constante da tecnologia, e a tendência é ser cada vez mais “Black Mirror”.
Quer saber quais dessas tecnologias se adequam melhor ao seu negócio e podem ser facilmente implantadas no seu supermercado?
Conheças nossas soluções:
VIASOFT VIASUPER, solução para gestão de supermercados.
VIASOFT VISION, solução em IoT.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões de conteúdos, solicite nosso ligamos para você, e um dos nossos especialistas entrará em contato.