Um líder ausente é um dos motivos para 36% das pessoas deixarem seus empregos.

 

Nem sempre ser um líder ausente é culpa dele mesmo. Sabe aquele profissional que sempre entrega resultados acima do esperado, se relaciona bem com os colegas e superiores, com os clientes e ainda encontra tempo para se aperfeiçoar e inovar no trabalho? Normalmente ele é considerado a estrela da equipe.

______________________________________________________________

líder ausente

Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa. Conheça o VIASOFT TALENTRH.

______________________________________________________________

Assim, com um cargo de liderança em aberto, a primeira recompensa do supervisor dessa pessoa é uma promoção. Mas nem sempre casos como esse acabam no “viveram felizes para sempre”, pois muitos profissionais não se encaixam em posições de liderança e se tornam um líder ausente para suas equipes.

De acordo com Scott Gregory, CEO da Hogan Assessments – empresa especializada em avaliação e desenvolvimento de líderes – o que é necessário para ser um vendedor de sucesso, por exemplo, é diferente do que é preciso para ser um líder/gestor no setor de vendas.

E, infelizmente, as empresas têm falhado em reconhecer isso e em determinar as características que um líder eficiente precisa. As consequências? Para começar, perde-se o melhor vendedor da equipe, neste caso, e ganha-se um líder ausente e incompetente em conduzir o seu time.

 

E quais são as características de um líder ausente?

Normalmente as pessoas pensam que o pior líder é um líder tirano, abusivo e controlador. Essas são as características mais notáveis no ambiente de trabalho, porque geram maiores conflitos.

Mas pior do que isso é ter um líder ausente. Gestores assim até apreciam os benefícios de um cargo de gestão, financeiramente e em termos de reconhecimento, mas não se envolvem com seus subordinados e evitam um comprometimento significativo com seu time.

Além disso, um líder ausente tem falta de direções claras, de reconhecimento das conquistas dos colaboradores e até se recusa a falar com os subordinados para feedbacks de desenvolvimento profissional.

O impacto mais significativo dessa “liderança” ocorre na satisfação das pessoas da equipe, que precisam “se virar sozinhas” e não têm apoio algum.

Com um líder ausente, os colaboradores são deixados sem saber ao certo o que devem fazer, ou como fazer, além de não conhecerem o padrão pelo qual são avaliados. Isso tudo culmina no estresse da equipe, sobrecarga de trabalho e busca por outras oportunidades de trabalho (36% das pessoas deixam seu empresa por esses motivos).

 

Como saber se isso está acontecendo na minha empresa?

Avaliar o desempenho dos líderes por meio de seus subordinados e pares pode ser uma boa opção.

Pensar que somente os colaboradores num cargo de subordinação precisam ser avaliados é um erro. Líderes e gestores devem estar em constante desenvolvimento e por isso precisam de feedbacks frequentes e participar da avaliação de desempenho.

 

Se isso não está acontecendo na minha empresa, como evitar que aconteça um dia?

Mais uma vez, a avaliação de desempenho pode ser uma aliada. Com a ferramenta certa para isso, você é capaz de traçar o perfil comportamental dos colaboradores, aprimorando muito as decisões de promoção e mudanças de cargo e diminuindo consideravelmente as chances de colocar a pessoa certa numa posição errada.

Com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, é possível ter indicadores de desempenho que apontam se o colaborador possui ou não o potencial e as atribuições necessárias para ser um líder de sucesso.

Dessa maneira, tanto empresa quanto colaborador são beneficiados, já que a pessoa certa no cargo certo produz mais e muito melhor, não é?

Que tal conhecer a solução que está transformando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Saiba mais sobre o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.

Ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

automação de postos

Automação de postos de combustível: funciona em qualquer tamanho de negócio

A Automação Comercial há tempos é um dos principais investimentos da indústria e comércio, mas o assunto “automação de postos” é bem menos popular quando se trata de...

Continue Lendo
locação de equipamentos para construção

Locação de equipamentos para construção civil, vale a pena?

Certamente você já passou por uma situação dessas: comprou um quadro e esqueceu que precisa de furadeira para pendurá-lo na parede. Aí começa a maratona para achar...

Continue Lendo
potencial máximo de produtividade

Ajude sua equipe a atingir o potencial máximo de produtividade

Liberar o potencial máximo de produtividade das pessoas é um caminho mais simples do que você pensa.   Extrair o melhor dos colaboradores e liberar seu potencial máximo...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.