Por que cada vez mais empresas usam o Big Data para potencializar o agronegócio?

Com a chegada da pandemia, indústrias de todos os tipos foram forçadas a mudar rapidamente a forma como funcionam, na agricultura, apesar de todos os resultados promissores e positivos, não é diferente. A agricultura é afetada pelas mudanças climáticas, mudanças na oferta e demanda, a força de trabalho em bloqueio, interrupções na cadeia de abastecimento […]

Agronegócio , Viasoft |
Por

Com a chegada da pandemia, indústrias de todos os tipos foram forçadas a mudar rapidamente a forma como funcionam, na agricultura, apesar de todos os resultados promissores e positivos, não é diferente. A agricultura é afetada pelas mudanças climáticas, mudanças na oferta e demanda, a força de trabalho em bloqueio, interrupções na cadeia de abastecimento e muito mais. 
Embora o setor esteja acostumado a responder a eventos inesperados como secas, pragas e outros tipos de imprevistos, é preciso se tornar cada vez mais capaz de trabalhar com previsibilidade. Quando se trata disso, os agricultores podem contar com recursos avançados desenvolvidos para o setor.
Exemplo disso é a revolução tecnológica que está acontecendo atualmente no setor agrícola, ela foi possível, entre outras coisas, devido ao big data. Coletar e analisar o big data pode não apenas melhorar a produtividade de fazendas individuais, mas também ajudar a cadeia como um todo a ter resultados melhores e mais sustentáveis. 
 

Os benefícios do Big Data 

A base da indústria contemporânea são os dados. Todos os dias, mais e mais dados são produzidos e usados ​​em todo o mundo. Mas, para a operação bem-sucedida de um agronegócios, ter uma oportunidade de análise e gerenciamento de big data é fundamental.
Os agronegócios estão se tornando maiores e mais diversificados, o que resulta em volumes crescentes de dados complexos que precisam ser gerenciados constantemente. Isso inclui dados como os coletados por sensores na lavoura até os canais de rede de fornecedores. O bom uso desses dados abre novas oportunidades e potencializa a lucratividade dos negócios. 
 

Os impactos do big data no agronegócio

  • Melhor previsão de rendimentos e produção;
  • Entrega mais rápida de mercadorias aos centros de distribuição e consumidores;
  • Decisões e alertas em tempo real com base em dados de campos e equipamentos;
  • Manutenção preventiva de equipamentos;
  • Uso de energia mais eficiente e maior eficiência operacional: o big data pode ajudar a economizar água e eletricidade graças a métricas inteligentes e recursos de análise de dados;
  • Melhor tomada de decisão com base em dados de desempenho de produção e negócios;
  • Identificar correlações entre campos agrícolas, clima e dados de commodities para irrigação, fertilização e colheita mais eficientes; 
  • Prever a demanda por sementes, fertilizantes e ração animal e permitir que os fornecedores do agronegócio tomem as medidas adequadas para atender à demanda;
  • Novos programas de preços para ajudar a combinar a demanda com a oferta disponível. Por exemplo, a demanda por alguns produtos costuma estar fortemente relacionada ao preço das commodities.

As práticas de agricultura inteligente e agricultura de precisão relacionadas ao big data atualmente são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e aprimoramento do agro. Além dos benefícios citados, existem inúmeros outros pontos importantes sobre as práticas.
 

Entenda como você pode tirar proveito disso pelo Agrotitan

Desenvolvido por quem é especialista no agronegócio e entende o que você faz, o Agrotitan oferece as melhores soluções para que você conquiste processos eficientes e crescimento sustentável e escalável, inclusive quando se trata de big data.
Converse com um de nossos especialistas no agronegócio sobre o bom uso dos seus dados. Agende uma conversa acessando viasoft.com.br/agrotitan
Para cada necessidade ou desafio, o Agrotitan tem uma solução para o seu agronegócio. 
big data

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!