1 em cada 5 profissionais está na situação de “pessoa certa para o cargo errado”. Existe remédio para isso?

 

Pode ser que você tenha contratado a pessoa certa para o cargo errado e ainda não quer admitir. E as razões para não aceitar isso são várias, afinal, você ainda quer dar uma chance para que a pessoa “pegue o jeito da coisa”, se adapte com as novidades etc.

Mas não adianta: se sua intuição já te diz que ela não está rendendo, é bem provável que não esteja mesmo. O que aconteceu? Será que você estava tão errado assim e escolheu o candidato inadequado? O profissional que se mostrava tão capacitado perdeu, de repente, todas as habilidades? Certamente não.

__________________________________________________________

pessoa certa para o cargo errado

Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

___________________________________________________________

Uma pesquisa da Right Management revelou que 1 em cada 5 colaboradores está na cargo errado, o que os torna desmotivados, desengajados e bem menos produtivos.

Não importa o quão talentosa uma pessoa seja. Se ela não estiver num cargo que a permita desenvolver novas habilidades, colocar as que já tem em prática e crescer profissionalmente, não atingirá seu potencial máximo nem irá suprir as demandas da empresa.

Mas a função errada não significa que a sua empresa não seja lugar para esse profissional. Antes de bater o martelo e mandá-lo embora, você deve explorar estas alternativas (que podem render ótimos resultados futuros):

 

1 Encontre o cargo certo

Converse com o colaborador e o encoraje a falar sobre o que ele espera do seu trabalho na empresa, como ele deseja contribuir para o negócio com suas habilidades.

Mas atenção: isso é mais do que simplesmente perguntar ao colaborador se há “alguma outra coisa que ele gostaria de fazer na empresa”. Isso significa perguntar a ele, sinceramente, se atualmente a empresa está aproveitando (de maneira saudável) seu potencial máximo e se há como usufruir melhor de suas habilidades.

Isso porque você precisa descobrir se há algum talento que está sendo “negligenciado” na função atual e pode ser bem explorado em outro cargo.

 

2 Reposicione o profissional

Ofereça fácil acesso a outras funções em aberto e dê oportunidades de um novo começo dentro da sua empresa mesmo.

Deixe o colaborador saber que o seu objetivo é ajudá-lo a se desenvolver e alcançar todo o seu potencial.

 

3 Seja transparente sobre o que está acontecendo

Se você contratou a pessoa certa para o cargo errado e se arrepende, não há razão para “puni-la” e deixá-la no escuro sobre o que vai acontecer.

Uma vez que você decidiu manter o profissional na empresa, num cargo em que ele se encaixa melhor, deixe-o saber por que está fazendo isso.

É preciso enfatizar que a organização está comprometida com o colaborador e que seu objetivo é ajudá-lo a crescer, mas que a atual posição pode não ser a melhor opção para isso.

 

4 Da próxima vez, contrate certo e evite ter a pessoa certa para o cargo errado

A melhor maneira de administrar um problema é se prevenindo dele.

As empresas precisam se certificar de que estão contratando pessoas que realmente se encaixam nos cargos em aberto e na cultura organizacional. Do contrário, as chances de isso dar bem errado são enormes.

Gestores e recrutadores precisam ter em mente o que querem para a empresa e selecionar as pessoas que irão contribuir para um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

 

Saiba como a tecnologia diminui riscos de ter a pessoa certa para o cargo errado

Selecionar pessoas com o auxílio do caderninho ou planilha de Excel deixa o processo vulnerável. Assim é muito fácil deixar passar um ótimo currículo e desperdiçar tempo com um que não é o que você precisa.

Mas com uma solução tecnológica especializada em seleção de pessoas, é possível automatizar o processo sem perder a qualidade dos resultados. Uma solução dessas controla os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com o perfil do cargo em aberto.

Dessa maneira, é possível ter um processo de recrutamento e seleção mais assertivo, além de reduzir o esforço operacional da equipe de recrutamento.

O que acha de conhecer a solução que está revolucionando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo
Construir uma marca forte

Como construir uma marca forte para sua loja (não importa o tamanho)

 É possível construir uma marca forte para todo tamanho de negócio.  Qualquer empresa pode aprender muito sobre isso com marcas como Coca-Cola e Burger King, mesmo...

Continue Lendo
Inovação

Open Innovation: por que as empresas devem adotar essa técnica de inovação?

Inovação é um ponto crítico para as indústrias. Já considerou utilizar o método de Open Innovation na sua empresa? Veja o que levar em conta. Se você analisar, vai ver...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.