O que é e como lidar com a previsão de demanda da loja de materiais de construção?

Uma boa gestão de estoque para materiais de construção precisa levar em consideração que o investimento em muitas quantidades pode causar prejuízo, assim como o investimento baixo pode causar a falta de produtos e impactar negativamente as vendas. É nesse contexto que a previsão de demanda é essencial para resolver esse impasse. A análise de […]

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Uma boa gestão de estoque para materiais de construção precisa levar em consideração que o investimento em muitas quantidades pode causar prejuízo, assim como o investimento baixo pode causar a falta de produtos e impactar negativamente as vendas. É nesse contexto que a previsão de demanda é essencial para resolver esse impasse.

A análise de dados é um ativo importante para realizar uma boa previsão de demanda, uma vez que a quantidade ideal de cada produto deve ser realizada da forma mais assertiva possível.

Continue a leitura para descobrir como essa estratégia pode revolucionar seus resultados!

O que é a previsão de demanda?

Basicamente, ela é uma análise feita com base em indicadores específicos, que ajudam a determinar qual a quantidade ideal de cada produto dentro do estoque, tendo como base a necessidade de consumo.

Ou seja, é necessário fazer um estudo sobre a movimentação de estoque e entender a média de saída desses produtos para que o pedido seja realizado na hora e quantidade certas.

Além de reduzir o desperdício, a previsão de demanda otimiza os investimentos e deixa as melhorias mais assertivas, em conformidade com o que seu cliente espera da sua loja.

Quais as melhores estratégias para lidar com a previsão de demanda?

Claro, boas estratégias precisam de planejamentos concisos e assertivos com a realidade da sua operação, por isso, é importante separar as melhores práticas para realizar uma previsão de demanda realmente efetiva. Olha só:

Abordagem quali e quantitativa

Para que a sua previsão de demanda seja mais assertiva, existem duas formas com as quais é possível analisar a movimentação e entender o comportamento do consumidor.

Enquanto a abordagem quantitativa leva em conta um levantamento do histórico da movimentação, e cálculos estatísticos para prever a movimentação futura, a abordagem qualitativa analisa o julgamento de profissionais experientes, pesquisas realizadas com consumidores para entender suas necessidades e qual a sua pretensão de consumo em um período mais curto.

É importante frisar que não existe um modelo ideal, aquele que é mais certo ou errado. Antes de começar a realizar as análises propriamente ditas, identifique as necessidades da empresa, os objetivos definidos (falaremos disso mais adiante) e o perfil do seu consumidor, para descobrir qual a forma mais otimizada de começar a planejar suas estratégias.

Realize a coleta de dados

Esse é um ponto que depende da técnica adotada pela sua gestão: a análise quantitativa precisa de dados detalhados sobre movimentação do estoque, quantidade vendida e período de vendas, o que não depende necessariamente de pesquisas de disponibilidade, como é o caso da abordagem qualitativa.

Após ter os dados coletados, é preciso avaliar de forma detalhada essas informações, para observar padrões encontrados e elaborar a previsão de demanda de forma assertiva e otimizada.

Determine objetivos

Como comentamos acima, é preciso estabelecer os objetivos desejados pelo seu negócio ao realizar a previsão de demanda, uma vez que a eficiência dessa prática reside em entender onde a sua gestão deseja chegar.

A previsão pode acontecer para acompanhar a evolução do estoque ou avaliar o desempenho de um grupo de produtos, seção ou até mesmo um produto em específico.

Ou seja, entender o que você deseja extrair dessa estratégia é o ponto-chave para começar a realizar uma previsão de demanda eficiente.

Tenha um software de gestão

A tecnologia é uma aliada essencial na hora de realizar a previsão de demanda, isso porque a utilização de um software de gestão especializado facilita o acesso às informações necessárias para elaborar uma previsão mais otimizada.

Ou seja, como o controle do estoque é mais preciso, assertivo e ágil, onde com um clique é possível analisar entradas, saídas e como o consumidor se comporta, a previsão de demanda é mais eficaz e gera mais resultado.

Além disso, as soluções são integradas em um único lugar, então além de analisar seu estoque, é possível implementar estratégias que automatizam o atendimento e oferecem as soluções que seu cliente precisa.

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