O FIFO (First in – First Out) consiste, basicamente, num método de estruturação do tipo “fila”. Significa que o primeiro produto a entrar é o primeiro a sair. Também é conhecido como PEPS (Primeiro que Entra – Primeiro que Sai). Ele impede que a permanência do produto no local de estocagem não seja prolongada para que seu custo de armazenamento não aumente.

 


fifo

O VIASOFT FORLOG garante o suporte e eficiência para colocar em prática qualquer método de estruturação


 

Por que estruturar no modelo FIFO?

 

A literatura traz diversos estudos e avaliações sobre o FIFO como método de estruturação. Existem muitos benefícios quanto ao seu uso:

 

– As baixas dos itens retirados do estoque são dadas de maneira eficaz e sistemática;

– O resultado é o mesmo que o custo real dos itens específicos usados nas saídas;

– O FIFO impede que os itens prolonguem sua permanência no estoque;

– Como consequência da otimização do tempo de permanência, os lucros aumentam, pois, os produtos saem mais rapidamente, abrindo espaço para outros;

– O controle da validade é aprimorado, pois o FIFO controla a saída, garantindo que a rotatividade esteja acontecendo corretamente;

– O método facilita a separação, a localização e as entradas e saídas dos produtos, diminuindo o tempo necessário para busca de produtos e evitando que itens extrapolem seu estoque máximo.

 

 

O método FIFO impacta positivamente todas as operações de armazenagem

 

Se você busca por controle efetivo do estoque, saiba que não há desvantagens na estrutura FIFO. Além dos inúmeros benefícios que ele traz, ele é oferecido por sistemas WMS, que, quando implantado, revoluciona positivamente todas as operações da sua empresa. Do recebimento à expedição, tornando sua capacidade de gestão imbatível enquanto, por consequência, oferece o suporte necessário para que você alcance seu diferencial competitivo, coisa que é vital para o setor logístico.

 

Conheça o VIASOFT FORLOG!

 

O VIASOFT FORLOG é um sistema WMS capaz de realizar a gestão completa do estoque seguindo padrões de armazenagem predeterminados, como as características de giro FIFO, FEFO, vencimento, etc.

 

Além disso possibilita o gerenciamento efetivo do estoque por funcionar como um grande banco de dados, onde você tem absolutamente todas as informações e registros dos produtos contidos no estoque, isso faz com que o controle dos vencimentos seja descomplicado e seguro.

 

O sistema garante e aplica as melhores práticas de gestão através de possibilidades como ter, através de um único painel de gerenciamento, indicadores em tempo real e informações precisas das operações que estão sendo executadas dentro do armazém em determinado momento.

 

As vantagens de contar com um sistema WMS para o gerenciamento são muitas, por exemplo:

 

– Controle Operacional (o WMS fornece as tarefas a serem feitas);

– Redução do tempo perdido com esperas;

– Redução do tempo morto dos recursos de movimentação;

– Otimização do percurso de separação de pedidos;

– Estocagem otimizada através de uma localização pela curva ABC de giro, garantida pela eficiência do funcionamento das estruturas de estocagem;

– Aumento da densidade de estocagem, diminuindo distâncias a serem percorridas.

– Alcance do diferencial competitivo (você pode entender melhor esse tópico nesse post do nosso blog: https://bit.ly/2yv6EGG.

 

Quer saber mais? Acesse o site do VIASOFT FORLOG.

 

Você também pode agendar uma demonstração com um de nossos especialistas em logística. Basta preencher nosso formulário com a data que você deseja e nós ligamos para você: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

wms

Por que investir num sistema WMS?

Uma das formas de se obter diferencial competitivo num mercado atualmente tão acirrado é investir e otimizar os aspectos logísticos da empresa e isso é totalmente...

Continue Lendo
Gestão de estoque

Gestão de estoque ruim espreme margem de lucro de centrais de compras

Para centrais de compras, eficiência em gestão de estoque é essencial. No varejo de alimentos, as centrais de compras têm reagido melhor ao momento econômico, mas o...

Continue Lendo
Como calcular o preço de um produto

Como calcular o preço de um produto na sua indústria?

O lucro – ou razão de existir de uma empresa – depende dos orçamentos e, isso é o que determina como calcular o preço de um produto. Nas indústrias, a precificação de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.